pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/07/2025

Fronteiras sonoras reinventadas no Barreiro.

billy woods, Wolf Eyes & DJ Nigga Fox, Lord Spikeheart e Joana Guerra & Yaw Tembe no OUT.FEST’25

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/07/2025

A 21ª edição do OUT.FEST, que acontece de 2 a 5 de Outubro no Barreiro, acaba de anunciar um segundo lote de artistas que prometem desafiar convenções e expandir os limites da música experimental.

Entre os nomes mais sonantes para o universo do Rimas e Batidas está billy woods, uma voz incisiva do hip hop contemporâneo, que regressa ao festival após a actuação de 2024 com o duo Armand Hammer. Desta vez, o rapper de Nova Iorque apresenta-se a solo com GOLLIWOG, álbum aclamado pela crítica e lançado em Maio pela sua Backwoodz Studioz, que lhe reafirma a reputação de MC dotado de uma muito peculiar forma de esbater questões sociais e políticas através das rimas. Já a colaboração inédita entre os veteranos do noise Wolf Eyes e o produtor lisboeta DJ Nigga Fox promete uma fusão abrasiva de cacofonia industrial com batidas quebradas, apontando numa direcção sonora que não conhece géneros nem geografias.

A intensidade do OUT.FEST’25 expande-se também através da estreia em palcos portugueses do queniano Lord Spikeheart, conhecido pelas suas performances visceralmente ruidosas que misturam metal, electrónica e hip hop, cruzando um amplo espectro musical que o próprio aponta como sendo para amantes de artistas como Denzel Curry ou Rage Against The Machine. Menos corrosiva mas igualmente expansiva, a parceria formada pela violoncelista Joana Guerra e o trompetista Yaw Tembe resultará em palco numa apresentação ao vivo de Orogénese, a vanguardista obra carimbada no mês passado pela Facada Records e que explora texturas de free jazz e música de câmara.

Completam o leque de novidades o setubalense funcionário, os japoneses Rai Tateishi e Koshiro Hino, o duo portuense Amuleto Apotropaico, a francesa Leila Bordreuil, a argentina TAYHANA, e o projecto ucraniano-português ϙue. A estes nomes juntam-se os anteriormente confirmados HHY & The Kampala Unit, bbb hairdryer ou Beatrice Dillon, entre outros, reforçando o compromisso do OUT.FEST com a diversidade e a experimentação radical. Os passes que garantem acesso aos quatro dias do evento estão à venda por 50€.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos