pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Lois Gray
Publicado a: 18/03/2021

Fantasmas no cosmos.

Beautify Junkyards sobre “Painting Box”: “Nós adorámos a ideia de podermos criar algo com Belbury Poly”

Texto: ReB Team
Fotografia: Lois Gray
Publicado a: 18/03/2021

Os Beautify Junkyards não demoraram muito a anunciar novidades: depois de apresentarem Cosmorama em Janeiro, o grupo português volta a lançar pela Ghost Box — desta vez é um 7″ com duas faixas, “Painting Box” e “Ritual In Transfigured Time”.

O primeiro tema é uma versão (feita em colaboração com Belbury Poly) de uma canção lançada em 1967 pela Incredible String Band e o segundo é um original dos BJ que ficou fora do seu mais recente álbum. Enquanto não é editado o duplo single — só sai a 30 de Abril –, fiquem com previews das músicas e uma curta conversa com João Branco Kyron.



O single foi gravado nas mesmas sessões do álbum? O som é talvez mais pastoral por um lado, mas também mais onírico. Parece ter ali uma nuance diferente.

A versão de “Painting Box” da Incredible String Band foi gravada depois das sessões do álbum, já a música do lado B, “Ritual in Transfigured Time”, foi gravada para o álbum. Assim que decidimos que íamos lançar o single resolvemos guardá-la para esse efeito, porque esteticamente fazia sentido e também porque é uma música com uma identidade portuguesa forte (apesar de cantada em inglês), tem uma pulsação rítmica folclórica (o Tony usa adufe e um tambor dos Toca Rufar) e o Moreira criou uma linha de viola inspirada no Zeca e Fausto.

Sim, o single tem um ambiente mais onírico e mais leve do que o Cosmorama, a produção esteve a cargo do Jim Jupp e por isso a sonoridade está mais próxima da electrónica pastoral do seu projecto Belbury Poly, verdejante, misteriosa, mas com imenso espaço para entrar luz.

Dividem aqui espaço com o projecto do Jim Jupp, que foi o primeiro a editar na GB em 2004. É, certamente, uma influência. Qual o significado?

Já há algum tempo que vínhamos falando em criar algo em conjunto, mas ainda não tínhamos encontrado a oportunidade ideal. Tanto Belbury Poly como Focus Group fazem parte das raízes de influências dos BJ e por isso este single tem esse sabor especial.  Foi o Jim Jupp que sugeriu a “Painting Box”, por ser uma das músicas da folk britânica que mais gosta, e é claro que nós adorámos a ideia de podermos juntar Beautify Junkyards com Belbury Poly e transmitir a nossa interpretação de uma música tão emblemática de uma das melhores bandas que o Reino Unido já viu nascer.
Além disso, este single também funciona como uma homenagem à vocalista dos Broadcast, Trish Keenan, que partiu para outra dimensão há exactamente 10 anos. “Painting Box” era uma das suas músicas favoritas. 

Planos para o futuro mais próximo? Concertos a caminho?

Tínhamos interrompido os ensaios por causa do confinamento, mas agora vamos voltar e em breve iremos anunciar as datas de apresentação cá em Portugal. A ansiedade é grande, mas sabemos que tudo pode mudar repentinamente. Estamos também expectantes em relação às regras do Brexit para tours de bandas da UE, queremos programar o regresso ao Reino Unido. Também estamos a planear outras acções que anunciaremos em breve.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos