Baked Donuts de “linguagem abstracta” em nova faixa de registo spoken word

Os Baked Donuts estão de volta e trazem-nos “Falo Uma Língua Que Não Se Traduz”, música com o seu registo spoken word habitual e batidas com costela jazz. Diogo Algarvio, responsável pela voz e letras, diz que a canção já tem um ano, fazendo parte de um conjunto de quatro músicas gravadas com Miguel Monteiro. O instrumental é resgatado a Anitek, produtor americano de trip hop e artwork ficou a cargo de Raw Flakes, que também se mantém activo como produtor.

A história da música é sobre “uma relação e um desgosto com uma linguagem algo abstrata”, disse Diogo ao ReB. “Já tinha ultrapassado um pouco as músicas, o meu processo de escrita tornou-se algo diferente. Hoje em dia é muito mais trabalhado e pensado, não só na mensagem, essa sempre foi a minha maior exigência, mas também no conceito de até onde podemos ir com a rima na nossa língua. Passo muito tempo a desfrutar e estudar os melhores da cultura. Mas pronto achei que Baked Donuts tem um seguimento e gostava que as pessoas sentissem a evolução entre estas músicas e as próximas”. Até à chegada do álbum, uma das caras-metade do projecto conta que mais músicas serão lançadas, adiantando que na próxima semana terá lugar o lançamento de “Valsa da Vida”.

Na procura pela sua sonoridade, as referências acabam por ser um farol e a diversidade é um dos pontos fortes da lista engendrada por Diogo Algarvio com nomes como MF Doom, Sam the Kid, Q-Tip, Mos Def, Rakim, Biggie, Nas, Big Daddy Kane, Andre 3000, Slick Rick, Pac, Eminem e o mais recente rei do rap game Kendrick Lamar, de quem diz ter gostado imenso do último álbum e da sua conjugação de elementos musicais diversificados.  Mas não é só de hip hop que Baked Donuts respira. O jazz sente-se no ambiente à volta de cada tomo na sua discografia e a inspiração parte de mulheres como Ella Fitzgerald e Nina Simone, sendo os homens representados por Chet Baker.

A ASTROrecords é um dos colectivos a seguir com mais atenção e Baked Donuts juntam-se assim a nomes que vão aparecendo com força no hip hop português como Mike El Nite, ProfJam ou Vilão.

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team