Os BadBadNotGood estreiam-se em Portugal na edição de 2017 do Festival Vodafone Paredes de Coura. O grupo canadiano traz IV na bagagem, álbum editado este ano.
O quarteto composto por Chester Hansen, Leland Whitty, Matthew Tavares e Alexander Sowinski são o twist moderno de jazz no hip hop, contando para já com quatro álbuns (BBNG, BBNG2, III e IV) na sua preenchida, mas ainda recente carreira. O pontapé-de-partida foi dado em 2011 e as covers de canções de J Dilla, Nas, Gang Starr ou Flying Lotus só captaram a atenção do público quando Tyler The Creator os encontrou no YouTube – nas agora famosas Odd Future Sessions – e decidiu, mais tarde, gravar uma sessão incrível na cave de um dos membros. A ligação com os OFWGKTA não ficou por aí e Frank Ocean também os chamou para tocarem com ele no Coachella 2012, como podem comprovar neste vídeo.
A sensibilidade musical que mostravam nas canções a solo editadas nos álbuns não deixavam dúvidas: os BBNG estavam prontos para tomar conta do universo hip hop e, como momento mais alto, temos o álbum colaborativo – que mereceu crítica por Bruno Martins aqui no ReB – com a lenda Ghostface Killah, membro dos Wu-Tang Clan. Na parte de produção, o quarteto acumula créditos em álbuns de Danny Brown, Earl Sweatshirt, Kaytranada, Mick Jenkins, entre outros.
Num cartaz – e festival – com uma vertente mais indie rock – Ty Segall ou Foals, por exemplo -, os BadBadNotGood são, sem sombra de dúvida, uma das grandes confirmações para o próximo ano e mais uma prova de que os festivais portugueses estão atentos ao terramoto criativo que se vive no universo hip hop. Uma oportunidade imperdível de vê-los ao vivo em Paredes de Coura entre os dias 16 e 19 de Agosto.