Já pode ser consultada a programação do gnration para os últimos quatro meses deste ano e nela não faltam nomes sonantes vindos das camadas mais alternativas do hip hop, do jazz, do rock ou da electrónica.
Entre Setembro e Dezembro, os destaques da agenda da sala de espectáculos bracarense começam com Berlok, produtor que já trabalhou com Dino D’Saniago, Acacia Maior ou Sara Tavares e que apresenta o seu álbum de estreia TERRA TERRA no dia 14 de Setembro, depois de Mynda Guevara interpretar ao vivo o seu novíssimo Phoenix no mesmo dia. Ainda no mesmo mês, dia 21, as aMijas dão a conhecer em primeira mão o seu trabalho de estreia, que será editado na recta final de 2024. Dia 25, Joana Guerra e Yaw Tembe cruzam-se num filme-concerto captado durante uma residência no gnration e que será transmitido online como forma de antecipar o que a dupla prepara para um disco colaborativo.
Outubro arranca a todo o vapor com uma prestação dos incontornáveis Armand Hammer, projecto orquestrado pelos MCs billy woods e E L U C I D que no ano passado fez gerar We Buy Diabetic Test Strips — o par actua em Braga no dia 2, antes de descer até ao Barreiro para a edição deste ano do OUT.FEST. No dia 4, William Tyler e Ryley Walker encontram-se para um espectáculo único em Braga onde vão reinterpretar as raízes da música norte-americana, cruzando folk com rock psicadélico. Os CAVEIRA de Pedro Gomes, Gabriel Ferradini, Pedro Sousa e Miguel Abras sobem até ao Minho para apresentar ficar vivo, o álbum de estreia da banda formada numa encruzilhada entre free jazz, rock e noise, no dia 12. Antes de virar a página mensal do calendário, o gnration recebe ainda parte da programação da 14ª edição do SEMIBREVE.
Lakecia Benjamin, saxofonista de Nova Iorque que tem aproximado os mundos do jazz e do R&B, é a primeira artista a pisar o palco do gnration em Novembro, com um concerto em torno do seu mais recente Phoenix no dia 3. Seguem-se o designer de instrumentos e investigador Matthias Puech (dia 8) e os certames Festival Para Gente Sentada (que inclui concertos de MAQUINA. e Derby Motoreta’s Burrito Kachimba, dias 15 e 16, respectivamente) e FENDA (Theon Cross e Pedro Ricardo Trio estão escalados para o dia 26). A fechar estão Leah Singer e Lee Ranaldo, que juntos homenageiam a artista portuguesa Lourdes de Castro numa performance agendada para o dia 30.
Em Dezembro, grande parte do programa da sala de espectáculos minhota foca-se numa nova edição do OCUPA, onde música electrónica e arte digital convivem em harmonia através de uma série de parcerias, como aquelas que juntam Knok Knok a Maria João Salgado ou Krake a Ricardo Peixoto ao longo dos dias 6 e 7. A celebração dos 20 anos de vida dos Indignu vale uma actuação com sabor especial no gnration no dia 14, onde a banda de de pós-rock de Barcelos vai contar com convidados como Manel Cruz e Ana Deus.