pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Leandro Assis
Publicado a: 09/12/2020

Decompor o preconceito.

AmarElo – É Tudo Pra Ontem: documentário de Emicida já está disponível na Netflix

Texto: ReB Team
Fotografia: Leandro Assis
Publicado a: 09/12/2020

Dirigido por Fred Ouro Preto, numa produção da Laboratório Fantasma, AmarElo – É Tudo Pra Ontem é o título do documentário de Emicida que a Netflix estreou ontem, uma celebração do “rico legado da cultura afro-brasileira”.

A peça audiovisual leva-nos de volta a Novembro de 2019, mais precisamente ao Theatro Municipal de São Paulo, sala que acolheu o concerto de estreia de AmarElo, o último álbum editado pelo rapper brasileiro. É desse imponente edifício, construído com recurso a mão-de-obra essencialmente negra, com o propósito de entreter plateias predominantemente brancas, que parte o raciocínio-chave deste filme, que como objectivo decompor o preconceito e contribuir, assim, para o entendimento entre as cores que residem no mesmo país.

Um problema ainda enraizado nos dias que correm e que já devia ter conhecido um ponto final “ontem”. Em AmarElo – É Tudo Pra Ontem, Emicida tenta “corrigir os problemas que aconteceram antes de a gente chegar” através de um mergulho profundo na história da cultura negra do Brasil dos últimos 100 anos, ao mesmo tempo que nos deixa espreitar pelos bastidores aquando a criação desse disco e pelos preparativos que envolvera o seu grande espectáculo ao vivo no Theatro Municipal de São Paulo. O documentário estreia ainda o tema “É Tudo Pra Ontem”, uma colaboação inédita entre o MC e Gilberto Gil, lenda da música brasileira, cujo videoclipe aterra amanhã no YouTube.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos