pub

Fotografia: Dylan DeJong-Dougherty
Publicado a: 30/08/2024

Na última sexta-feira de cada mês, Miguel Santos escreve sobre artistas emergentes que têm tudo para tomar conta do mundo da música.

Abram alas para… Laila!

Fotografia: Dylan DeJong-Dougherty
Publicado a: 30/08/2024

Costuma dizer-se que quem sai aos seus não degenera, e Laila Smith é a mais recente prova desse provérbio. A jovem artista mais conhecida como Laila! é filha de Yasiin Bey, anteriormente conhecido como Mos Def, nome incontornável no hip hop norte-americano. Mas ainda que o talento seja herdado, a abordagem é distinta: enquanto Bey era um mago das palavras, Smith deixa também que os seus instrumentais falem por si. 

Apesar de ter revelado que escreveu a primeira música aos quatro anos, Smith só começou verdadeiramente o seu percurso musical durante a pandemia, inspirado pelo trabalho de Frank Ocean e Tyler, The Creator. E ouvimos na música de Laila! a inspiração que absorveu e outras influências como Brandy e Aaliyah. Em “Like That!” — o seu primeiro single, lançado em 2023 — é clara a reverência da artista pelo trabalho do autor de IGOR ou FLOWER BOY, com teclados polifónicos de acordes melancólicos acompanhados por uma percussão seca. Canta de forma modesta e mais contida, mas é possível distinguir vários momentos de alcance vocal, dividindo-se entre palavras cantadas, coros harmoniosos e barras com garra.



“Like That” tornou-se viral nas redes sociais, um testemunho das habilidades vocais mas também instrumentais de Laila!, já que produz, mistura e masteriza as suas músicas. Há uma estética lo-fi associada a géneros como o hip hop, R&B e jersey club, demonstrado no seu EP de estreia, IN CTRL!. Lançado em Fevereiro deste ano, a faixa título lembra-nos o timbre doce de Jordan Ward emulado por alguém em total controlo, suavemente possante. Em “Show Me (What U Want)” invoca o R&B dos anos 90 com um convite romântico e um instrumental meloso. Mas em “80 in a 55” a atmosfera é outra: a batida é brincalhona, a produção efervescente lembra Sampha numa vertente mais caseira e primária, pautada por barras e cantorias mais esparsas, um tema mais ambicioso e exploratório. IN CTRL! é uma pequena amostra do que Laila! consegue fazer. Há um encanto e ingenuidade jovial que não é de estranhar em alguém que lança o seu primeiro EP com apenas 17 anos de idade. 

Mas a contribuição musical em 2024 de Laila! ainda não tinha terminado, longe disso. “Not My Problem” foi lançado mesmo a tempo do Verão e se não se lembram do nome da música, não se preocupem, Smith faz questão de vos lembrar. A acompanhar uma repetição excessiva está uma batida bem construída que impede que o ouvinte se perca. A música tornou-se mais uma sensação viral da jovem artista de Brooklyn, auxiliada por um remix com cortesia de Cash Cobain e para o qual o rapper e produtor recrutou pesos pesados da cena musical norte-americana como Big Sean ou 6LACK. Com ou sem remix, é evidente que a arte de Laila! está a ressoar com muita gente.

Além de “Not My Problem”, Smith lançou também “Flyer Than U”, dupla oferenda em antecipação de GAP YEAR!, o seu álbum de estreia que será lançado já no dia 6 de Setembro. É uma balada tristonha sobre alguém de coração partido que nunca deixa de se amar a si próprio, auxiliada por um choro electrónico de efeitos vocais que trazem algum funk para a discografia da artista. Mostra uma energia diferente, de alguém entretido com a experimentação, pronta a desvendar o próximo passo. Ainda que descenda da realeza musical, nada é garantido no mundo musical. E Laila! está empenhada com afinco em criar a sua própria linhagem.


pub

Últimos da categoria: Abram alas para...

RBTV

Últimos artigos