[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados
Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Royce da 5’9”] “Boblo Boat” feat. J. Cole
A prova de que nem tudo o que envelhece fica mau. Royce está num momento de forma fantástico e aposta agora todas as suas fichas num ambicioso álbum, após o hype que ganhou com os projectos ao lado de DJ Premier — PRhyme 2 ainda cheira a novo mas o rapper que dividiu o protagonismo com Eminem na dupla Bad Meets Evil já colocou em marcha um novo plano a solo, tendo agendado Book Of Ryan para o próximo mês de Maio.
“Boblo Boat” é o único avanço disponibilizado e é também o único tema no qual Royce alinha com um convidado ao seu lado. Depois de ter sido revelado apenas em áudio, a colaboração com J. Cole recebeu um vídeo à medida, que levou os dois artistas até às diversões de um parque temático. “Boblo Boat” é um tema revivalista que coloca os dois MCs percorrer as aventuras da adolescência pelas suas memórias.
[Tyler, The Creator] “OKRA”
A continuidade dos Odd Future está cada vez mais tremida. Tyler, The Creator “cortou nalgumas amizades” para não perder o foco naquele que foi o seu plano desde sempre — o de enriquecer às custas da indústria musical, uma consequência justa para alguém com o talento do mentor da crew OFWGKTA.
E é precisamente envolto da sonoridade típica dos seus registos primordiais que Tyler se apresenta neste “OKRA”. Batida minimal que vive quase em exclusivo das pulsações da linha de baixo distorcida. Não menos agressivos são os três versos apresentados no tema solto, que demonstram que o autor de Flower Boy não se pretende desviar do seu caminho, ele que esteve nomeado para os GRAMMYs na edição deste ano.
[SZA] “Broken Clocks”
Não dá para recusar um novo single de Ctrl, muito menos quando se trata da transição do tema que mais tocou deste lado para o capítulo audiovisual. “Broken Clocks” é um dos temas mais bonitos do álbum de estreia pela Top Dawg Entertainment, consensualmente escolhido pela crítica como um dos mais importantes lançamentos do ano passado.
SZA aproveitou a boleia do reforço mediático, adquirido pela entrada em Black Panther: The Album, para voltar a promover mais um pedaço do seu disco. A cantora foi um dos grandes destaques na banda sonora original para o filme da Marvel, tendo alinhado ao lado de Kendrick Lamar em “All The Stars”.
[Sango] “Khlorine” feat. Smino
Glassface assina a realização do vídeo para “Khlorine”, filmado no Rio de Janeiro. Este é o segundo single do novo álbum de Sango, um dos projecto mais aguardados para este ano, que veio munido de convidados de alto calibre — Xavier Omär, Jesse Boykins III ou The Midnight dão outra cor às inovadoras produções de Sango compiladas em In The Comfort Of.
Também Smino é um dos nomes de maior destaque neste plantel. É ele quem divide o protagonismo com o produtor da Soulection, num daqueles temas que nos deixa ainda mais ansiosos pela chegada do verão.
[A$AP TYY] “Mosh Pit”
Ainda à procura do seu espaço, A$AP Tyy presenteou-nos com o seu segundo tema em 2018. “Hit The Top” deixou boas impressões e “Mosh Pit” vem confirmar a vontade do MC de Harlem em vingar no rap game. “It’s killer season nigga, I don’t fuck around nigga, I murder any artist,” afirma no seu mais recente videoclipe. Para trás ficou Best Kept Story, a sua mixtape de estreia, tendo Tyy colaborado também com vários dos seus colegas da crew A$AP — Cozy Tapes, Vol. 2: Too Cozy, editado no ano passado, conta com um verso seu em “Get The Bag”.
[Rigz] “Poisonous” feat. Mooch & Ransom
Uma interessante evolução do canal Sun TZU, no YouTube, que celebra em breve um seu quinto aniversário. Um cantinho reservado ao “real hip hop”, que deu os seus primeiros passos através da disponibilização de velhos clássicos do rap norte-americano. O canal tem acompanhado a evolução do boom bap e são os artistas da Griselda aqueles que mais destaque têm ganho em SUN TZU, a quem já confiaram até a edição exclusiva de alguns videoclipes.
“Poisonous” foi uma das apostas desta semana que passou, um tema de I Got Samples 2, o mais recente projecto de Rigz.
[The Hues Brothers] “Phantom Vibrations”
A dependência do ser humano pelos dispositivos electrónicos — em especial os smartphones — serve de tema para o ensaio lírico de The Hues Brothers no primeiro avanço de Radio Activity. O grupo de Nova Iorque vai editar o seu álbum pela Say Word Entertainment, em colaboração com a Fat Beats.