pub

Publicado a: 05/03/2018

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 05/03/2018

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Spencer Smith

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Landim] “M.M” feat. BTG, Singa e Bispo (Prod. Holly)

Moisés Regalado destacou ontem o resultado daquela que é uma “dupla vencedora.” Landim é um dos mais fiéis representantes do street rap da nova escola e Holly é, sem sombra de dúvida, o nome português com maior projecção nacional e internacional na cena beat. Por essas razões, HollyLandz é um projecto que tinha todos os condimentos para funcionar em pleno e a edição desse disco de estreia só o veio confirmar.

“M.M” é o segundo videoclipe desta jornada, um tema que junta novas e velhas caras do panorama hip hop made in Mem Martins. BTG e Singa formam a dupla Young Thugz, descendentes directos do rap primordial dos Da Blazz. Landim e Bispo são o produto de uma geração seguinte, que acompanharam de perto o trabalho 100% independente que a Fitcha Broca Records fez por manter 2725 no mapa, numa altura em que o hip hop estava ainda longe de dominar as audiências.

 


[PRhyme] “Rock It”

Woooow! Agora sim, um beat à Premier. Depois de “Era”, faixa menos conseguida, os PRhyme surpreendem com a segunda revelação do álbum que têm em mãos para editar no final da próxima semana. No tema em que Dave East foi convidado a cuspir umas barras fica a sensação de que a dupla exagerou no lado mais experimental da batida, possivelmente na tentativa de acompanhar as sonoridades dos nomes mais irreverentes da nova escola — por melhores que tenham sido as prestações de Dave e Royce Da 5’9”, as reacções foram quase unânimes, apontando para um resultado inaudível.

“Rock It” vem colocar os pontos nos Is e sossegar todos aqueles que levantaram dúvidas face às intenções do seu antecessor. Interessa sempre experimentar, tal como interessa da mesma forma ter a noção de que nem toda a experiência corre bem. O projecto PRhyme volta a ganhar um novo ânimo e deste lado vamos certamente querer escutá-lo.

 


[Danny Lover] “Mr. Cool” (Prod. Morriarchi)

Nova dose de analgésicos, receita do doutor Danny Lover, que agora se aproxima ainda mais do universo Blah Records, de Lee Scott. O canadiano afastou-se momentaneamente do seu país e dos arquivos do malogrado 19.thou$and, para uma estadia no Reino Unido onde aproveitou para se reunir com alguns dos produtores da Blah e criar um disco de raiz. Além de Morriarchi, Lee Scott, Sumgii, Fomz, Ali Bla Bla e Drae Da Skimask também mostraram serviço em Live From The UK.

 


[The Weeknd & Kendrick Lamar] “Pray For Me”

Black Panther: The Album está longe de ser perfeito e é uma compilação que provavelmente não voltará a rodar novamente por estas bandas. “Pray For Me” é um dos poucos exemplos que poderia servir de destaque nesta coluna, tal como o vídeo de “King’s Dead”, que havia já passado pela vistoria dos 7 Dias, 7 Vídeos.

Há, no entanto, um (grande) ponto que deve ficar bem assente após a reflexão final desta combinação explosiva entre Marvel e Top Dawg Entertainment. Black Panther foi a maior estreia de sempre para um filme produzido pela companhia norte-americana — exposição mediática, público, bilheteiras… Não querendo retirar qualquer mérito à longa-metragem, importa destacar o relevo que a arte ganha quando várias vertentes se unem num só sentido. Apenas se pode desejar que ideias como esta continuem a florir.

 


[PAJO] “Divago” (Prod. Oseias)

Ainda sobre o hip hop que cresce nas zonas mais afastadas de Lisboa e dentro da Linha de Sintra, há um nome que continua a distribuir jogo, por mais discreta que seja a sua forma de actuar no terreno. Falamos, claro, de Intakto, o produtor de Mem Martins que leva já mais de uma década com a camisola das batidas ao peito, responsável pela gravação, mistura e masterização deste tema. GRGONation, Bispo ou Landim representam a nata de um lote de inúmeros talentos que já lhe passaram pelas mãos — e há muitos outros espalhados pelo país a creditar Intakto nas suas faixas, conforme relembrámos há um ano, quando por cá se destacaram 7 produtores que estão a tomar conta do rap nacional.

PAJO é cara nova no circuito do hip hop e vem representar a geração que se mantém fiel aos moldes tradicionais do rap. Em “Divago”, o rapper de Mem Martins conta também com a ajuda de Oseias, nome badalado na cena renascentista nacional do lo-fi.

 


[milo] “take advantage of the naysayer”

“Eu faço rap porque é assim que um jovem negro filosofa em 2018″. Foi desta forma que milo apresentou o seu mais recente single, que teve direito a estreia no OkayPlayer. Rejeitando a ideia de moldar a sua música em prol do cifrão, o rapper norte-americano continua a ser um dos nomes mais especiais da geração art rap. Ainda que meio escondido, completamente fora dos meios mais mediáticos quando comparado a nomes como Open Mike Eagle ou Quelle Chris, milo mantém o foco na sua arte e vai adicionando discretamente novo material no seu Bandcamp.

Ainda que este ano nos tenha dado sovereign nose of (y)our arrogant face, do projecto paralelo scallops hotel, who told you to think??!!?!?!?! continua a ser o disco mais marcante de um passado recente. É de lá que sai este “take advantage of the naysayer”, um tema no qual milo joga com a questão lançada por Method Man em “Bring The Pain”.

 


[Bones] “HolySmokes”

Gravado um pouco por vários países europeus, “HolySmokes” é o primeiro videoclipe que Bones nos oferece este ano. CARCASS e NetworkUnknown são os projectos mais recentes que o rapper lançou pela sua TeamSESH, tendo regressado agora a Failure, também de 2017, para recuperar este single.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos