Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Central Cee] “SLAUGHTER” feat. J Hus
A cultura drill e a estética do afroswing andam de mãos dadas em “SLAUGHTER”, o mais recente single com que Central Cee tem feito estremecer a cena britânica — não apenas pela pujança da música, mas também pela colisão das suas barras com as de J Hus, o convidado desta faixa. Mergulhados em temáticas de resiliência, sobrevivência urbana e a dualidade entre o sucesso intercontinental e as cicatrizes das ruas, os dois recorrem a um vocabulário afiado que lhes reafirma o estatuto na hierarquia do rap global. Um dia antes, Central Cee já nos tinha brindado com “ICEMAN FREESTYLE”, também como parte do build-up para o seu próximo EP ALL ROADS LEAD HOME, com lançamento marcado para o dia 19 de Março.
[Macacos do Chinês] “DESTA VEZ”
Não é só fogo de vista: os Macacos do Chinês voltaram e parecem dispostos a provar que merecem ficar. Em 2025, os autores do clássico “Rolling na Reboleira” materializaram o regresso aos palcos na edição desse ano do NOS Alive, e alguns meses após o concerto entregaram ao mundo “’96”, a primeira música nova desde o álbum Vida Louca, de 2011. Com “DESTA VEZ”, a fome do grupo fica mais do que comprovada através de versos como “Eu não vim buscar um pouco ou um bocado / Eu quero tudo!” O hip hop tuga de cariz mais autoral agradece.
[AntsLive] “RACKS” feat. WIU
Escutar AntsLive a falar português? Risquem essa da lista. O MC britânico com os moves mais foda foi passar uma temporada ao Brasil e não se foi embora sem enviar ao seu público um postal a relatar algumas das experiências que por lá passou. WIU foi o parça escolhido para esta aventura em terras sul-americanas e os dois surgem em grande estilo nesta exibição de “RACKS”. E nem as forças policiais armadas lhes conseguiram meter travão…
[Baby Keem] “Booman I | Ca$ino Documentary”
Se há imagens que valem mais do que mil palavras, não é menos verdade que possam existir vídeos que comunicam mais do que mil singles. A estratégia de Baby Keem para antecipar o seu próximo álbum passa por revelar um lado ainda mais íntimo da sua vida com uma série de documentários iniciada na semana que passou — e o segundo episódio saiu hoje mesmo. “Booman”, o apelido de infância de Keem, é usado como fio condutor para este conjunto de relatos sobre a sua infância em Long Beach, na Califórnia, feito de entrevistas com familiares entrelaçadas com imagens de arquivo caseiras. Consumam o quanto antes, pois a nova fornada musical do rapper está mesmo aí a chegar: Ca$ino é lançado já esta sexta-feira, 20 de Fevereiro, com selo da pgLang.
[Kibo] “CHANCER”
À primeira vista, é impossível não nos vir à cabeça “T N Biscuits”, o auspicioso single que fez o nome de slowthai circular pelas bocas do mundo inteiro e que o levou a uma ascensão planetária. Mas vamos com calma. “CHANCER” não parece que vá ter o mesmo efeito na carreira de Kibo, mas aquela aura de newcomer fresco mesclada com uma certa dose de irreverência e, simultaneamente, de ingenuidade meteu-nos prontamente as antenas atentas. Há um novo filho do grime in the making e este lançamento vale, no mínimo, um convite a espreitar o que Kibo tem feito até aqui — não se vão arrepender se derem uma hipótese a temas como “Headside In Da Skiez (Babycham Supernova)” ou “Nang Like This”.
[MAVI] “Typewriter” feat. Kenny Mason
“Typewriter” é uma daquelas malhas cruciais de The Pilot, o projecto com que MAVI nos presenteou já na recta final de 2025. A junção entre dois dos newcomers mais fresh dos últimos tempos (Kenny Mason actua como convidado) é de fazer crescer água na boca e aqui ambos colocam a caneta à prova no teste que os mais puristas ainda exigem para identificar a validade de uma nova voz nos campos do hip hop. A prova de letristas dotados de uma rara profundidade é passada com distinção e não é por acaso que MAVI decidiu elevar a faixa a single com o lançamento de um novo videoclipe. A batida minimal e orquestral aliada à tensão entre a sobrevivência forjada na violência da pobreza e a redenção encontrada na arte fazem deste “Typewriter” um dos momentos mais cristalinos de The Pilot.
[MAQUINA.] Ao Vivo @ KEXP
Se o rock ainda se dança, muita da culpa é dos MAQUINA., power trio originário de Lisboa que tem dado uma valente tareia a inúmeros ouvidos por esse mundo fora e obrigado corpos a moverem-se como se não houvesse amanhã. Prova desse sucesso internacional da banda está na edição do seu último PRATA pela londrina Fuzz Club Records e também no extenso roteiro de concertos que têm dado por esse mundo fora nos últimos anos. A KEXP de Seattle, uma rádio fundamental no surgimento do grunge, não quis perder a oportunidade de os “coleccionar” no seu catálogo de live acts no YouTube e regista aqui em vídeo uma actuação que os MAQUINA. deram em Rennes, França, em Dezembro passado. Da próxima vez que vos perguntarem se “é para levantar muita ou pouca poeira?” Respondam: “Com distorção, se faz favor.”