Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[A$AP Rocky] “Punk Rocky”
Pelo prestígio que já alcançou na indústria, A$AP Rocky bem que podia ter um género musical com o seu nome. O mais recente single do rapper nova-iorquino vem rotulado de “Punk Rocky” e chega-nos após a confirmação de que o seu próximo álbum está mesmo a caminho, após longos meses de avanços e recuos. Don’t Be Dumb chega já esta sexta-feira e tem uma capa assinada pelo reputado realizador cinematográfico Tim Burton, que ao que tudo indica irá também conduzir uma película para o sucessor de TESTING (2018).
[Jimmy P] “Alta Cultura – Na Via”
Jimmy P parece estar a apontar para uma nova aventura discográfica em 2026. O MC foi recentemente anunciado para integrar o plantel da ONErpm e, no comunicado emitido pela label, falava-se numa nova fase artística, que muitas das vezes vem associada a projectos de maior dimensão, como um álbum ou um EP. A primeira amostra chegou na sexta-feira passada através deste “Alta Cultura – Na Via”, em que Jimmy se engrandece ao som de barras pesadas num egotrip breve, mas cem por cento eficaz.
[MAVI] “Triple Nickel” feat. MIKE
Apesar das estéticas distintas, MAVI e MIKE confluem muitas vezes pelo teor maduro e introspectivo das rimas que rabiscam nos respectivos cadernos. O cruzamento entre os seus dois universos verbais parecia inevitável, e depois de MIKE ter produzido o tema “Moonfire” para MAVI em 2019, foi no final de Novembro último que dividiram o protagonismo ao microfone pela primeira vez. “Triple Nickel” é uma das faixas centrais de The Pilot, um projecto relativamente curto que serviu para antecipar uma nova era na carreira do jovem rapper da Carolina do Sul, que culminará com a edição daquele que MAVI considera ser o seu primeiro álbum.
[The Messthetics & James Brandon Lewis] “Gestations”
“Gestations” antecipa o longa-duração Deface The Currency e é uma composição instrumental que encapsula um encontro orgânico entre jazz livre, rock visceral e grooves de alta tensão. O tema e o disco que se avizinha (com edição pela histórica Impulse! marcada para 20 de Fevereiro) resulta de uma união de esforços entre o trio The Messthetics e o ilustre saxofonista James Brandon Lewis e assenta em improvisação refinada e risco criativo calculado, onde cada instrumento é simultaneamente solista e parte de um tecido colectivo dinâmico.
[AntsLive] “FIRST CLASS LANDING” feat. Knucks & Bawo
Poucos têm escalado a pirâmide do rap com a consistência de AntsLive. O percurso do MC inglês tem sido sólido e progressivo, sem recorrer a manhas que possam desvirtuar o seu catálogo a troco de um single viral que o catapulte para um momentâneo pico de fama, e isso vê-se até pelas features que vai alcançando. Após vários temas e projectos a solo sem quaisquer convidados, AntsLive viu-se recentemente ladeado por gente como Sainté ou Erick The Architect, fruto do reconhecimento que está a ter dos seus pares. Agora, no que parece ser a antecâmara de um novo disco, recebe neste “FIRST CLASS LANDING” os colegas Bawo e Knucks, este último um dos nomes mais quentes da cena UK do presente.
[Wesley Joseph] “Peace Of Mind” feat. Danny Brown
Hip hop de forte cunho autoral mesclado com R&B de vanguarda e alguma experimentação electrónica é a proposta de Wesley Joseph no segundo avanço do seu recém-anunciado LP de apresentação, Forever Ends Someday. Três anos após o segundo EP GLOW, este emergente talento de Walsall prepara agora o seu mais ambicioso trabalho até à data e a ele juntam-se um par de nomes já bem consagrados do panorama musical global: Danny Brown empresta a sua voz a este “Peace Of Mind”, enquanto que Jorja Smith vai ser poder ser escutada em “July”. Forever Ends Someday será editado pela Secretly Canadian no dia 10 de Abril.
[SINN6R] “K ON A BOX”
A XV Records tem estado em grande plano no espectro mais underground da cultura hip hop do Reino Unido e tem como principal “rosto” o mascarado EsDeeKid. Porém, o jovem que recentemente conseguiu uma participação do actor Timothée Chalamet numa música sua não é o único a fazer estremecer os túneis subterrâneos: a Pitchfork chamou-nos a atenção para o novo álbum de SINN6R, que descreve como um dos lançamentos mais entusiasmantes do hip hop britânico alternativo do ano passado. Se meterem #FEDERAL a rodar vão perceber o porquê, e caso precisem de ser convencidos, podem apertar desde já o botão de play deste gélido “K ON A BOX”.