Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Flea] “A Plea”
Michael Peter Balzary é um nome que dispensa apresentações. Com quase cinco décadas de entrega total ao rock de pendor funky nos Red Hot Chili Peppers, o baixista mais conhecido por Flea está pronto para deixar a sua marca no mundo do jazz — sem deixar de lado o groove que o trouxe até aqui, claro. Mesmo não tendo nada a provar a ninguém, o músico australiano, que se mudou para os EUA com apenas quatro anos de idade, lança-se a este “A Plea” com uma frescura que julgávamos já não ser possível na sua idade e surge acompanhado com uma data de outros instrumentistas que o ReB tem vindo a acompanhar de perto, como o baterista Deantoni Parks ou o guitarrista Jeff Parker. O melhor? Esta é a primeira amostra daquele que será o seu primeiro álbum em nome próprio, depois da sua breve aventura enquanto artista a solo no EP de 2012 Helen Burns. Ainda sem muitos mais detalhes revelados, a Nonsuch Records é a editora que o acompanha nesta nova aventura e aponta a esse muito esperado LP para o início do ano que vem.
[Lessa Gustavo & muitobomloopar] “Slat!”
Poucos MCs da esfera lusófona conseguem comunicar tão bem com o mais comum dos mortais como Lessa Gustavo. As histórias que narra nos seus versos podiam muito bem ser nossas ou daqueles que nos são próximos e prendem-nos pela sinceridade e ausência de filtros. Só assim o mundano é capaz de virar mágico e “Slat!” é mais uma dessas malhas que nos permitem fechar os olhos e sentirmo-nos na pele do personagem, aqui servido com um instrumental bem expansivo e despido de batida com o cunho de muitobomloopar, braço-direito na mais recente aventura discográfica que é Sereno da Via Light, editado em Novembro último.
[Pink Siifu] “G CHECK’!”
Não há pai para ele. Pink Siifu caminha num estranho limbo entre a aspereza do punk e o swing do hip hop e os resultados do que cria em estúdio são um deleite para os nossos ouvidos, de tão autêntico que soa. Tem sido assim em NEGRO (2020), GUMBO’! (2021) ou no mais recente ONYX’!, que apesar de ser um trabalho que vive por si só, é na verdade um complemento ao trabalho com que arrancou o presente ano, BLACK’!ANTIQUE. Se há edições deluxe que valem a pena são estas, que vêm apetrechadas de muita música nova, e “G CHECK’!” é sem dúvida um dos temas mais bem conseguidos de sempre do camaleónico rapper do Alabama.
[Real GUNS] “Já Houve” feat. MAR
Seja pela voz, pela perícia na caneta ou pela produção, MAR tem dado provas de que merece sentar-se à mesa dos grandes na cena hip hop nacional. Real GUNS percebeu esse potencial e convidou-a a entrar num universo que, à partida, podia não parecer óbvio, mas que faz todo o sentido. “Já Houve” mescla a crueza das ruas com um lado mais sonhador, criando um equilíbrio perfeito entre a sonoridade dos dois artistas, e foi a derradeira amostra a anteceder Sun of Gun (SOG), o álbum que Real GUNS nos ofereceu no passado sábado.
[SALIMATA] “Jackpot”
Ao que tudo indica, a 10k, selo dirigido pelo rapper e produtor MIKE, já tem definidos os últimos lançamentos de 2025. Dois dias antes de Niontay lançar Soulja Hate Repellant, SALIMATA vai trazer-nos The Happening já esta sexta-feira, dia 12 de Dezembro. A MC de Brooklyn que serpenteia agilmente entre o hip hop e o R&B dará assim sucessão ao interessante LP de 2024 Wooden Floors e este “Jackpot”, uma faixa repleta de nuances soul, é já o quarto single a ser extraído do seu próximo trabalho.
[DJ Harrison] “Seek God” feat. Fly Anakin
DJ Harrison aproveita os últimos dias deste ano para lançar fichas já a apostar numa jogada em grande para 2026. Depois dos temas a solo “NeverFold” e “Recycled” e da colaboração com Yaya Bey em “Stay Ready”, o multi-instrumentista e produtor dá-nos o quarto avanço de ElectroSoul com mais um convidado de peso. “Seek God” tem rap com cunho do inconfundível Fly Anakin e faz subir ainda mais a parada para o longa-duração que a Stones Throw Records vai selar logo no dia 23 de Janeiro.
[Blu Samu] “Your Girl”
Insistência cá da casa, o universo de Blu Samu está a tomar uma forma cada vez mais interessante. Após anos a “estudar” e a lançar para cima da mesa possíveis hipóteses para futuras trends sonoras dentro do largo espectro da música urbana, a MC e cantora luso-belga soa mais polida que nunca na fornada de novos singles que tem feito emergir nas plataformas digitais. A novíssima “Your Girl” é a que mais entusiasma deste lado e surge numa altura em que Salomé Dos Santos já reservou no calendário uma data para o seu álbum de estreia, do qual esta inebriante fusão entre pop e UK garage fará parte. Dia 20 de Fevereiro de 2026. Tomem nota.