pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/08/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 25/08/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Earl Sweatshirt] “TOURMALINE”

Earl Sweatshirt foi o segundo ex-Odd Future a entregar-nos um novo álbum este ano sem grande alarido prévio e Live Laugh Love é já, facilmente, uma das melhores obras de culto que 2025 viu nascer. Produzido por Theravada, “TOURMALINE” é um mergulho delicado e cinematográfico na espiritualidade e na paternidade do artesão da palavra e evidencia uma faceta mais sentimental do seu peculiar jeito de MCing. Com a melancolia do beat em loop, Earl entrelaça versos semi-cantados que evocam espiritualidade e paternidade, numa homenagem sensível à sua filha que retrata o actual momento de vida que atravessa.


[Mick Jenkins & EMIL] “Coco Gauff”

No início deste ano, Mick Jenkins lançou o EP type sh*t em exclusivo na plataforma Even e deixou alguns dos seus fãs fora de órbita, embora três dos cinco temas do projecto tenham merecido tratamento visual no YouTube — e ficaram, por isso, ao alcance de todos. Agora, o rapper volta a partilhar a sua obra com a fatia maior do seu público e no arranque deste mês trouxe-nos o duplo-single Scarecrows, assente num par de colaborações sonantes com Smino, Ab-Soul e Python P. Mas os lançamentos não se ficaram por aí e nas primeiras horas desta segunda-feira fez surgir este “Coco Gauff”, mais um belo exemplar do seu característico rap carregado de alma, que contou com a produção de EMIL e um videoclipe realizado pelo habitual colaborador Jesse Boykins III.


[Skepta & Fred Again..] “Back 2 Back”

Fred Again.. promoveu um encontro entre o Skepta actual e a sua fase jovial numa malha que recupera vários trechos de algumas performances do MC londrino em jornadas de freestyle. Depois de “Victory Lap”, os dois artistas ingleses voltam a unir esforços em “Back 2 Back”, a melhor homenagem possível às duas décadas que Skepta leva ao serviço do grime, num misto entre flows old school e produção de vanguarda.


[Sam The Kid] Caixa de Ritmos III – O Filme

Uma nova Caixa de Ritmos de Sam The Kid equivale a mais uma curta-metragem para ilustrar a banda sonora instrumental de um dos maiores alquimistas das batidas de hip hop tuga de todos os tempos. Com Francisco “Queragura” Gomes ao leme da câmera, Caixa de Ritmos III – O Filme permite-nos observar vários momentos dos bastidores da vida artística de Samuel Mira, recuperando episódios vividos na estrada, em lojas de discos ou até mesmo na praia.


[WHATMORE] “go!”

Em Junho último, Cisco Swank, Yoshi T., Jackson August, $eb e Elijah Judah combinaram esforços para dar vida a um novo colectivo com sede em Nova Iorque. Enquanto WHATMORE, chegaram na semana passada ao terceiro single, “go!”, que funciona como mais uma amostra da versatilidade do grupo, cujas bases assentam no hip hop mas o produto final estende-se a outros ramos, como o rock alternativo que aqui surge em evidência. O quinteto lança assim mais uma peça que ajuda a formar o puzzle do seu primeiro registo discográfico, que apesar de ainda não ter sido anunciado tem já sido apresentado ao vivo em alguns eventos.


[Joey Bada$$] “Dark Aura”

Feroz e visceral, Joey Bada$$ surge envolto de uma “Dark Aura” e aponta rimas à sua editora como resposta às tensões causadas pelos sucessivos adiamentos do seu próximo álbum. Num beat boom bap tecido a quatro mãos, por Chuck Strangers e Moo Latte, o rapper nova-iorquino volta a encurtar o caminho para Lonely at the Top, que verá a luz do dia já esta sexta-feira, 29 de Agosto.


[Tyler, The Creator] “DARLING, I”

O comentário em destaque no YouTube não podia descrever melhor a aura que paira em torno de Tyler, The Creator neste momento: “First rapper to have two album eras at once”. Mesmo com o fresquíssimo e muito bem-recebido DON’T TAP THE GLASS, o polivalente artista californiano volta ao longa-duração do ano passado, CHROMAKOPIA, para recuperar o R&B cósmico de “DARLING, I” numa peça visual conduzida por si mesmo, onde surge a cortejar algumas caras conhecidas como as de Willow Smith, Ayo Edebiri ou Nia Long.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos