Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[MIKE] Ao Vivo @ Tiny Desk Concert
Será sempre tarefa árdua procurar nomear a melhor actuação de todos os tempos do Tiny Desk Concert, de tão amplo que é o leque de talentosos artistas a passarem pelos escritórios da NPR para aquela que é uma das rubricas musicais mais emblemáticas da história do YouTube. Seja como for, a prestação de MIKE facilmente ganha uma entrada directa nos lugares cimeiros da nossa lista de preferências. Não só a passagem do rapper pelo Tiny Desk Concert é uma rara — se não mesmo a única — aparição sua acompanhado por uma banda, como dá ainda a sensação de que estes músicos tocam juntos há anos e anos na estrada, soando a uma máquina bem mais oleada do que muitas outras que vemos por aí com maior rodagem nos palcos. E que bem soa o repertório de MIKE neste formato, quer as malhas dos seus discos mais recentes, quer aquelas que esculpiu ainda na ingenuidade de quem não fazia ideia que, apenas alguns anos depois, se viria a tornar uma figura de grande culto no panorama underground do hip hop. 11 faixas em 23 minutos de duração que se têm mantido em repeat por cá desde que o vídeo aterrou nas malhas digitais.
[Anysia Kym & Tony Seltzer] “Speedrun”
Protegida de MIKE na sua editora 10k, Anysia Kym tem seguido o mesmo tipo de passos do seu tutor pela forma como cria música o mais fora da norma possível. A sua exploração sonora tem vindo a fazer as delícias dos amantes de hip hop e electrónica mais ousados e já resultou tanto em projectos a solo como em discos onde divide as honras com Loraine James ou Jadasea. Agora, Kym delega as responsabilidade da produção a Tony Seltzer (desconcertante artesão de batidas que tem sido co-piloto de MIKE na série Pinball) e parte para um novo longa-duração colaborativo, Purity, que nos chegará aos ouvidos a 12 de Setembro. O primeiro single, “Speedrun”, mostra-nos que o par não veio para se deixar fechar dentro de “caixinhas”, embalando-nos numa proposta de R&B modernaço com laivos do culto em torno do break à moda inglesa.
[Ho99o9] “Incline” feat. Nova Twins, Pink Siifu, Yung Skrrt
A combinação entre Ho99o9 e Pink Siifu resultará sempre em malhas estrondosas e irresistíveis aos ouvidos mais aventureiros nos meandros do punk. Esses dois universos voltam a colidir neste vertiginoso “Incline”, em que surgem também as presenças de Nova Twins e Yung Skrrt na equação. É uma injecção directa na veia dos headbangers e o segundo avanço relativamente a Tomorrow We Escape, o terceiro álbum que a electrizande dupla de New Jersey edita a 9 de Setembro.
[Hit-Boy & Spank Nitti James] “Eat Couch”
Não bastava ser um dos produtores mais prendados da sua geração (“Niggas in Paris”, “Sicko Mode”, “Money Trees”…), Hit-Boy tem também feito pela vida ao microfone, vertente artística que tem explorado com maior afinco nos últimos anos. E agora que tem toda a liberdade do mundo para fazer o que bem entender — o seu single anterior, “What’s the Deal?”, serviu para assinalar o final de um longo contrato que o “amarrava” ainda desde os tempos de adolescente — será legítimo sonharmos com mais uma fornada de grandes feitos a virem das suas mãos e voz. Spank Nitti James, com quem dividiu há um par de meses o álbum High-Class Wiggler, surge como seu convidado neste novo “Eat Couch”, uma faixa com muita pujança que pode muito bem vir a servir de hino aos clubes de strip.
[Rakim & Hus Kingpin] “Now Is The Time” (prod. Big Ghost Ltd)
O lendário Rakim voltou em 2024 com G.O.Ds NETWORK – REB7RTH, o seu primeiro álbum em 15 anos. Para este ano, reserva-nos um rework desse trabalho levado a cabo pelo beatmaker Big Ghost Ltd, mas não sem acrescentar ao alinhamento um par de temas inéditos para deleite da sua legião de fãs — uma delas é “Not To Be Defined”, colaboração com Lazarus revelada há um mês atrás. Na semana que passou, a nova versão de “Now Is The Time”, com Hus Kingpin, aterrou no YouTube com um simples videoclipe a preto e branco, mas com o encanto de sempre que as rimas de Rakim provocam, aqui a ganharem asas em cima de uma batida sonhadora que contrasta completamente com o original.
[Jenevieve] “Hvn High”
Entre a tradição da soul e a experimentação que vai acompanhando a pop moderna mais ousada, Jenevieve surge como voz de destaque no R&B contemporâneo pela sua delicadeza e singularidade. A autora de “Baby Powder” voltou no final da semana transacta com um novo álbum, CRYSALIS, quatro anos após o DIVISION que a deu a conhecer ao mundo e a apontou enquanto uma das maiores promessas da cena musical urbana. Com sabor a balada disco retrofuturista, Jenevieve embrulha-nos em nuvens com este mais recente single do seu segundo LP, “Hvn High”.
[Sheff G] “Grind 4”
Sheff G não se deixa dormir à sombra do drill de Brooklyn que ajudou a promover e aponta a novas estéticas para abordar o género em “Grind 4”, um tema que chuta as fórmulas para canto pelo seu luxuoso teor orquestral, cortesia do beat esculpido por Great John. Proud Of Myself ainda nem cumpriu um ano de vida e o rapper não cessa no lançamento de mais músicas, podendo estar a indicar que tem mais um disco na calha. Até lá, vai brindando ao sucesso que o seu grind lhe tem trazido.