pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/07/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/07/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Tyler, The Creator] “STOP PLAYING WITH ME”

Os The Roots viram o seu legado visual recuperado por Kendrick Lamar no ano passado, com o vídeo de “squabble up” a ser inspirado na peça de 1999 criada para “The Next Movement”. O impacto cultural desta jogada causou impacto suficiente para, nas últimas semanas, a estética surgir retratada em “Chains & Whips” (dos Clipse) e agora em “STOP PLAYING WITH ME” (de Tyler, The Creator, com um cameo dos próprios Clipse). O minimalismo de recorrer a uma única sala e uma chuva de adereços e simbologias mostra que com pouco se faz muito e que a cultura anda sempre de mão dada, muitas vezes reciclando-se a si mesmo tal como a arte do sampling tão bem nos veio a habituar. E com isto fica dado o primeiro passo de Tyler na jornada videográfica relativamente a DON’T TAP THE GLASS, álbum surpresa que aterrou nas lojas há uma semana e que tem estado a ser alvo de adoração por parte da esfera do hip hop e não só.


[Evidence] “Rain Every Season” feat. The Alchemist

Os trajectos de Evidence e The Alchemist tocam-se em inúmeras alturas ao longo das longas jornadas de ambos. Das produções do alquimista para Dilated Peoples à assumida dupla em Step Brothers, o que não faltam são colaborações entre estes dois artesãos do hip hop. Vistos juntos mais como dupla de MC e produtor, os dois voltam a partilhar o microfone para deleite da cultura neste “Rain Every Season”, o quarto avanço de Evidence rumo ao seu próximo Unlearning Vol. 2, que chegará no dia 15 de Agosto selado pela Rhymesayers Entertainment.


[Mari Froes & TRINIX] “Vaitimbora”

Agrada a gregos e troianos — tanto aos fãs da tradição como da electrónica, diga-se — e daí estar a viralizar tanto. “Vaitimbora” juntou Mari Froes aos franceses TRINIX no passado mês de Maio e já vai bem lançado para deixar a sua marca na história como um dos mais importantes singles brasileiros de 2025, com direito a rotação até fora da esfera lusófona. A canção é um original de Seu Pereira que nos fala do folclore do referido país da América Latina e a sua popularidade vai certamente subir mais degraus agora com a chegada do respectivo videoclipe. Sabor a Verão e ancestralidade numa só malha.


[Hit-Boy] “What’s The Deal?”

Solto de quais amarras, “What’s The Deal?” é o primeiro lançamento de Hit-Boy enquanto artista independente, após 18 anos preso a um contrato de publishing com a Universal, assinado quando tinha apenas 19 anos. O single, produzido e interpretado por si e com letras que celebram sentimentos de liberdade e resiliência, reflecte este seu novo empoderamento artístico. O videoclipe foi dirigido por Daniil X  e exibe carros desportivos, jogos de cartas e jóias, como que uma metáfora da sua ascensão de figura de bastidores a protagonista.


[Jorja Smith] “With You”

Jorja Smith vai oscilando entre músicas que nos agarram à primeira escuta e outras que facilmente nos passam despercebidas. O seu novo “With You” encaixa na primeira categoria e entra na linha de uma série de novos singles que a cantora inglesa tem lançado após o seu último álbum, falling or flying, de 2023. Embalada pelo UK garage, Smith brinda-nos com um tema de amor para animar as noites quentes de Verão, contando ainda com um videoclipe de Ivor Lawson-Adamah que ilustra bem este cenário.


[Will & Nelson] “Jangada”

Os mundos de Tom Freakin’ Soyer e Bambino têm estado cada vez mais próximos, fortalecendo-se assim um elo que une o pioneirismo do hip hop em Portugal à sua contemporaneidade. No início deste ano, assumiram mesmo uma dupla enquanto Will & Nelson, nome com o qual assinaram Wake n’ Bake Tha Beat Tape, um trabalho puramente instrumental que tanto evoca o recorte clássico das batidas movidas a samples, como também referencia a cultura trap muito pelo jogo de kicks e snares a que algumas das faixas recorrem. No novíssimo “Jangada”, apresentado com um acompanhamento visual dirigido por Sebastião Santana, não só produzem como rimam, mostrando os estilos inconfundíveis da caneta de cada um e deixando-nos água na boca só de pensar no quão bom seria escutá-los em disco neste registo.


[Freddie Gibbs & The Alchemist] “1995”

Vozes etéreas e guitarras distorcidas tecem o pano de fundo com que The Alchemist providencia Freddie Gibbs naquele que foi o primeiro avanço de Alfredo 2, álbum editado no final da semana passada e imediatamente abraçado pela comunidade dado o alto rendimento dos dois artistas no primeiro volume de 2020. Digno de um filme a retratar as vivências da máfia Yakuza, o cinematográfico videoclipe realizado por Nick Walker segue a mesma estética iniciada na inovadora curta-metragem estreada há um par de semanas, Freddie Gibbs & The Alchemist Present… Alfredo: The Movie.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos