pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/07/2025

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/07/2025

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Drake] ICEMAN EPISODE 1

O atrito com Kendrick Lamar ainda mexe com a cabeça de Drake e quem sai a ganhar é o público, já que o astro canadiano lançou a primeira faixa com verdadeiros contornos de banger a surgir desse já lendário confronto. Liricamente consiso e com um flow cirúrgico, “What Did I Miss?” assenta numa produção que reuniu sete nomes distintos — entre os quais Tay Keith e London Cyr — e tem direito a um beat switch que dobra o sabor do single. Mas a operação especial que fez Drake colocar a mira sobre aqueles que o traíram no momento da troca de diss tracks transcende a música, já que está contida em ICEMAN EPISODE 1, uma experiência imersiva que mistura performance artística, som e elementos visuais com quase uma hora de duração e que, a julgar pelo título, terá consequências sob a forma de mais episódios.


[Lungs, Phiik & YL] “UPTWO” (prod. illsugi)

Quem não está a par, tem estado a perder. “THUNDERBALL”, “Don Quixote”, “She Could” ou “GAZPACHO” são algumas das amostras daquilo que Lungs e Phiik conseguem fazer em termos de malabarismo lírico, provas mais do que suficientes para os termos em conta como dois dos principais vanguardistas na arte dos flows com berço em Nova Iorque. YL junta-se à equação neste “UPTWO”, mas são realmente os ziguezagues verbais dos dois camaradas aqueles que mais nos prendem à tela e aos headphones. Vem aí BAD NEWS, apontado na descrição para o próximo mês de Agosto. Sintam-se avisados.


[Venna] “Day x2” feat. MIKE & Marco Bernardis

Entre imagens do Cairo e de Lisboa, Venna vai ainda chutando uma bola de Portugal por entre a curta-metragem documental que escolheu para ilustrar o seu mais recente single, “Day 2x”. Abençoado com um verso de MIKE e o toque de Midas do produtor e multi-instrumentista Marco Bernardis (com créditos em trabalhos de 6LACK, Pharrell Williams ou Alicia Keys), a nova canção do saxofonista londrino é um regalo para a audição pela quantidade de texturas que exibe, criando ainda mais expectativa em torno de MALIK, o álbum com que se vai estrear a 5 de Setembro.


[Nenny] “Ficar Por Cima”

Aludindo ao seu anterior “Quase” nos primeiros segundos do vídeo, Nenny mostra que está a conseguir “Ficar Por Cima” neste que está a ser o rollout para o seu muito aguardado segundo álbum. Com os passos de dança em dia e as rimas no nível máximo de confiança, a rapper de Vialonga faz por merecer um trono que há muito lhe é apontado, navegando num instrumental cozinhado a quatro mãos por Daus e Fumaxa que vais aos arquivos da música jamaicana para resgatar a essência do diwali riddim, uma linha de percussão icónica que já deu vida a inúmeros êxitos planetários — um tipo de sucesso que Nenny certamente ambiciona alcançar.


[Ski Mask The Slump God] “Catch Me Outside 2”

É uma pena que nunca tenhamos tido Ski Mask The Slump God a rimar em cima de um beat de Timbaland esculpido de propósito para si. O lendário produtor de Virginia parece estar mais ocupado em escrever prompts para ferramentas de inteligência artificial do que à caça de talentos reais, mas o MC da Flórida não desiste e faz os possíveis para nos mostrar como soaria tal colaboração. Depois de em 2018 ter tomado de assalto a batida que Timbaland fez para Missy Elliott em “She’s a Bitch”, Ski Mask traz-nos agora o segundo capítulo daquela que é a sua música mais popular até à data, “Catch Me Outside”. Neste novo volume, aborda com a sua típica forma lúdica o instrumental de “Ragtime Interlude / I’m Really Hot”, outro clássico de Missy e Timbo, e volta a contar com Cole Bennett, da Lyrical Lemonade, para assumir o lado visual da peça.


[Chance The Rapper] “Tree” feat. Lil Wayne & Smino

Chance The Rapper não está para modernices e ainda prefere o dealer da esquina aos dispensários legais de cannabis, que diz mesmo ser um scam por parte do governo do seu pais. É essa paixão pelo verde abraçado por uma mortalha que destaca aqui em “Tree”, mais uma canção a juntar-se à lista de possíveis avanços de STAR LINE, futuro disco que tem criado muita ânsia nos fãs do rapper de Chicago, neste momento há seis anos à espera do sucessor de The Big Day (2019). Sem fugir da temática, Lil Wayne e Smino também são convocados a fazer fumo.


[De La Soul] “Rock Co. Kane Flow” feat. MF DOOM

Nas caixas de comentários das redes sociais dos De La Soul, destacam-se os fãs que agradecem ao trio de Nova Iorque por ter recorrido a mão de obra real e não à inteligência artificial para dar vida a um dos temas mais emblemáticos do seu catálogo, “Rock Co. Kane Flow”. MF DOOM certamente também estará a bater palmas do seu túmulo pela decisão dos colegas na hora de recuperar um clássico, 21 anos após a sua edição original. Matt Hutchings é o responsável pela animação em 3D da faixa que mais se destaca por entre o alinhamento de The Grind Date (2004), que recorre a uma daquelas batidas de Jake One bem apetecíveis para freestyles em mixtapes.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos