Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Tilt] “Picareta”
Como água e azeite, hip hop e pop não se misturam no laboratório musical de Tilt. O underground como bandeira e com sentido de militância continua a ser arma vocal para o meticuloso rapper de Almada, que no final da semana transacta — a uma sexta-feira 13 — voltou a brindar aos fãs com música nova. Cheirou a MIASMA nos corredores do rap nacional e os narizes mais sensíveis certamente já meteram baixa médica pelos danos causados. Este “Picareta” é um dos temas que pertencem ao referido EP, que além da edição standard nas plataformas digitais conta com uma versão deluxe em CD, que pode ser encomendada através do Instagram e à qual acrescem mais um par de faixas.
[Dealema] “O Sangue”
Lançado simbolicamente no Dia de Portugal, “O Sangue”, é uma poderosa declaração de identidade artística e colectiva, onde a palavra é vivida como herança, resistência e rito. Produzido por Menfis e filmado na histórica Livraria Moreira da Costa, no Porto, o novo single dos Dealema celebra três décadas de entrega à escrita e à cultura hip hop, elevando a caneta a extensão natural do corpo e da alma. Está aqui encontrado o segundo avanço do próximo disco do quinteto, cujo título e data de lançamento estão ainda no segredo dos deuses.
[Jenevieve] “Head Over Heels”
Aposta da Interscope Records para marcar posição no R&B contemporâneo, Jenevieve deu provas de ser uma jogada segura na estreia em disco com Division (2021). Depois de ter entregue mais uma fornada de novo material sob o formato de curta-duração através de Rendezvous no ano seguinte, regressa em 2025 com o que poderá ser o prenúncio do seu segundo álbum. Em Maio tinha-nos dado “Haiku” e agora recorre a um sample de “Charisma”, de Tom Browne, para nos falar de como é ficar apaixonada neste “Head Over Heels”. Os astros parecem estar a alinhar-se para os lados da cantora que deu nas vistas com “Baby Powder”.
[anaiis] “Deus Deus”
Há vida nova a brotar das veias criativas de anaiis. Após a pausa na carreira a solo que a levou a colaborar com Grupo Cosmo (o disco anaiis & Grupo Cosmo saiu no ano passado), a artista franco-senegalesa volta com o ritual de renascimento e gratidão que é este “Deus Deus”, uma fusão entre dub e neo-soul que pode muito bem abrir portas a mais um projecto da cantora em nome próprio.
[Mark Ronson & RAYE] “Suzanne”
O estranho neste “Suzanne” é o darmo-nos conta da quantidade de tempo que passou sem que Mark Ronson e RAYE se tivessem cruzado em estúdio antes. O homem que tem ajudado a ditar a estética da soul moderna graças a parcerias com Amy Winehouse ou Bruno Mars encontrou na cantora londrina uma nova aliada para as suas produções. Sofisticação e exuberância num single despreocupado que soa a brisa perfeita para o Verão que se avizinha.
[Joey Valence & Brae] “WASSUP” feat. JPEGMAFIA
Há uma energia punk capaz de interligar a estética nostálgica de Joey Valence & Brae ao vanguardismo sónico que tem vindo a ser levado a cabo por JPEGMAFIA. Isso pode sentir-se pela forma como flui este “WASSUP”, um verdadeiro choque de energia e irreverência que mistura rap old‑school e bass music com o contagiante caos lírico típico de cada um dos dois projectos.
[Sammy Virji] “Cops & Robbers” feat. Skepta
Certamente já “bomba” em muitos sistemas de som desde a sua estreia no formato digital no final do mês de Maio, mas conta agora com o merecido acompanhamento visual. UK garage e grime são actores principais por entre esta batida acelerada e a sua contagiante linha de baixo, elementos infalíveis para incendiar qualquer pista de dança, ainda para mais se adornados com os versos sempre certeiros do veterano Skepta. Este é mais um avanço do álbum de estreia de Sammy Virji, Same Day Cleaning, que chega a 19 de Setembro.