pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/09/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/09/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Phedilson] “Preguiçoso 2”

Porra, Phedilson. O que é isso? Cinco anos após “Preguiçoso”, o rapper angolano voltou com um segundo volume da saga de versos em estilo livre para nos mostrar o quanto a sua caneta engordou desde então. “Preguiçoso 2” é a faixa de abertura do homónimo Phedilson, álbum lançado no final da semana passada, e é já um dos temas de drill cantados em português com maior peso em matéria de skills. São quase cinco minutos de punchlines em catadupa que deixam qualquer ouvinte a ver estrelinhas após a sova verbal. Em repeat até nos levar ao tapete.


[E L U C I D] “THE WORLD IS DOG”

É um mundo cão este em que vivemos e E L U C I D é dos que consegue ladrar mais alto quando está na hora de protestar. Sobre a batida jazz esculpida por Jon Nellen, o rapper — que se prepara para estrear em solo nacional já esta semana num par de actuações ao lado de billy woods enquanto Armand Hammer — embala-nos num poema dedicado à metrópole e às vertigens que ela nos dá naquele que é o terceiro avanço de REVELATOR, álbum que chegará a 11 de Outubro via Fat Possum Records.


[LORD JAH-MONTE OGBON] “I’m Signed to Lex Now I’m Up”

A insistência nem sempre traz frutos imediatos e, na última década, não tem sido tarefa fácil para LORD JAH-MONTE OGBON conseguir furar o algoritmo e levar a sua arte lírica até às grandes massas. Talvez agora seja o momento em que vai conseguir quebrar com esse ciclo, já que se juntou à londrina Lex Records — label que acolhe nomes como Fly Anakin, MIKE, MF DOOM ou B. Cool-Aid — para trabalhar no novo material que tem em vista para lançar, a começar desde logo por este cartão de boas-vindas que é “I’m Signed to Lex Now I’m Up”, tema que funciona como um “dois em um” e cujo videoclipe já é um dos mais vistos de sempre dentro do seu canal no YouTube.


[Tee Grizzley] “Blow for Blow” feat. J. Cole

Há músicas de J. Cole em que o próprio parece nem conseguir descolar os pés do chão, tal como há faixas de outros artistas em que o mesmo rapper entra como convidado e mais parece ser o artista principal. O fundador da Dreamville leva o anfitrião Tee Grizzley às costas neste “Blow for Blow” com um verso sagaz, um refrão orelhudo e um swagger realmente digno de alguém da sua dimensão. Até a batida de Pi’erre Bourne, que não associaríamos imediatamente ao universo de Cole, lhe encaixa na perfeição.


[DJ Muggs, CRIMEAPPLE & RLX] “Na Na Na Na Na”

Continua a saga de DJ Muggs e a sua Soul Assassins Records na promoção dos novos talentos a emergir do underground norte-americano. O veterano DJ e produtor dos Cypress Hill já tinha alinhado ao lado de CRIMEAPPLE em projectos como Medallo, Cartagena e Sin Cortar, mas junta-lhe agora um novo elemento, RLX, para fazer um trio de hip hop sombrio que nos próximos tempos terá nas ruas o seu primeiro álbum, LOS POLLOS HERMANOS, que é inspirado na série Breaking Bad e do qual fará parte este “Na Na Na Na Na”, bem como o primeiro avanço “Stirring”.


[BIA] “PISSED OFF” feat. Lil Yachty

BIA não veio com falinhas mansas e mostra-se “PISSED OFF” no seu mais recente single, o segundo desde que lançou Really Her em 2023. Nesta nova música, o seu estilo cru e directo contrasta com o lado mais psicadélico de Lil Yachty naquela que é a primeira colaboração de sempre do par, depois da emergente MC de Massachusetts ter já contracenado com gente como J. Cole ou Nicki Minaj, esta última que a convidou até a integrar a sua Pink Friday 2 World Tour, que está neste momento em andamento.


[Danny Brown] “Dark Sword Angel”

Era um dos temas que mais se destacavam por entre o alinhamento de Quaranta e ascendeu na última semana ao estatuto de single, com direito a um vídeo recheado de efeitos assinado por Delphino Productions. O álbum editado por Danny Brown na Warp Records está a caminho de completar o seu primeiro ano de vida e ainda se mantém como uma das obras mais refrescantes dentro da actualidade do hip hop, tendo até sido motivo para um concerto em Lisboa no passado mês de Junho, onde o Rimas e Batidas aproveitou para entrevistar o seu autor.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos