pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/09/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/09/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Samara Cyn] “Chrome”

É quase impossível de contornar. Samara Cyn atravessa uma forma irrepreensível e cada single que solta cá para fora é motivo de rejubilo. “Chrome” é a sua quinta canção editada este ano — sucedendo a “Loop”, “Moving Day”, “Magnolia Rain” e “Katana” — e teve direito a estreia no A COLORS SHOW, tal como prontamente demos conta por cá num dos episódios desta rubrica. Agora com o lançamento do videoclipe, não resistimos em repetir a dose deste rap etéreo assente em sombras de R&B que contou com a produção do premiado D’Mile (que já esculpiu batidas para Silk Sonic, H.E.R., Lady Gaga ou The Carters). Ainda não existe qualquer anúncio feito de forma oficial, mas começa a parecer cada vez mais óbvio de que o primeiro trabalho de estúdio de Samara Cyn pode estar aí ao virar da esquina.


[ANKHLEJOHN] “DREAMING”

“The street shit is only street shit / It ain’t no millions, it ain’t no Beyoncé sleep with”. Igual a si mesmo, ANKHLEJOHN volta a servir-nos a realidade das ruas sem qualquer glamour, mas sempre com a perspicácia de quem tem a habilidade de se distanciar na medida certa dos perigos que moram lá fora, para poder reflectir (e rimar) sobre eles. É disto que se faz Pride of a Man, o mais recente álbum do MC de Washington D.C., por onde encontramos este “DREAMING”.


[K.A.A.N. & DJ Hoppa] “In Due Time”

K.A.A.N. é um daqueles rappers que “cospe” sempre as verdades quando enverga o microfone, não fosse o seu nome artístico servir de acrónimo para Knowledge Above All Nonsense. Pregador de “barras” que alimentam o intelecto, é também um dos mais incansáveis do game, tendo editado acima de uma dezena de álbuns só na presente década. Depois de Delusions Of Grandeur em Maio, voltou a unir esforços com DJ Hoppa para o segundo trabalho de longa-duração deste ano, In Due Time, cuja faixa-título foi a escolhida para servir de banda-sonora para o seu mais recente videoclipe.


[Jungle] “Let’s Go Back”

Juntar a electrónica de dança com a soul não será uma nova fórmula nos dias que correm, mas a verdade é que poucos o conseguem fazer de forma tão apurada quanto os Jungle. Um ano após Volcano, a banda inglesa, chefiada pelos produtores Josh Lloyd-Watson e Tom McFarland, regressou a Lisboa para um espectáculo no MEO Kalorama repleto de cores e grooves e lançou um novo single, “Let’s Go Back”, que nos faz recuar no tempo e nos enche os ouvidos com aquela poeira boa que, por norma, só costumamos encontrar em discos de vinil do cancioneiro afro-americano perdidos por uma caixa ou estante qualquer. Arroz? É relativo. Doce e polvilhado com canela? Irresistível!


[Pa Salieu] “Belly”

Dá para abanar a “Belly” e fala-nos das dificuldades que, por vezes, temos de passar para a alimentar. Depois de ter passado 22 meses na prisão, Pa Salieu regressou com o seu primeiro single desde Mista / Lennon (Freestyle), onde nos fala da correria que um jovem criado no gueto tem de atravessar para poder proporcionar uma vida melhor a si e aos seus. O MC da Gambia sediado no Reino Unido chegou a tempo e horas para nos entregar um dos melhores temas de afrobeats deste Verão.


[Rome Streetz & Daringer] “Starbvxkz”

Se a Griselda abriu novamente a porta do rap sujo das ruas, Rome Streetz é um dos que mais tem aproveitado a oportunidade para mostrar serviço. E é precisamente ao lado de Daringer, principal arquitecto sonoro onde assentam as carreiras de Westside Gunn e companhia, que vai surgir com um novo disco, Hatton Garden Holdup, cuja data de lançamento não foi ainda revelada e para o qual estão confirmadas presenças de artistas como ScHoolboy Q, Conway The Machine ou Meyhem Lauren. “Don’t even gotta ask who runs this shit, it’s evident” deixa o mote para mais uma faixa bem grimy do rapper inglês forjado em Nova Iorque.


[Floating Points] 5 Hour Set @ Boiler Room: New York

A história de Floating Points com o Boiler Room remonta ao segundo evento da plataforma britânica, em 2010. A gravação perdeu-se e aqueles que já tentaram pesquisar pelo DJ e produtor inglês neste formato no YouTube certamente já terão estranhado o facto de apenas existir um set gravado de forma isolada por alturas da pandemia. Samuel Shepherd merecia ter um conteúdo digno no canal do Boiler Room e a altura escolhida para fazer acontecer não podia ter sido a melhor, já que este nativo de Manchester está em vias de lançar mais um álbum pela Ninja Tune, Cascade, já esta sexta-feira, 13 de Setembro. Na verdade, mais do que um mero DJ set, esta actuação é uma verdadeira maratona musical: são 5 horas de ritmos e melodias que cobrem um amplo espectro sonoro, indo da disco e do ambient à MPB e à house — perfeito para rodar em pano de fundo num qualquer tipo de festa, pois claro.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos