Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Powers Pleasant] “Rumble” feat. Joey Bada$$
Membro fundador do grande colectivo Pro Era, Powers Pleasant é um dos grandes artesãos de batidas da última década e tem trabalhado, sobretudo, com artistas como Denzel Curry ou Joey Bada$$. É o último quem surge ao seu lado neste enérgico hino que é “Rumble”, uma nova parceria entre dois amigos que, segundo revelaram numa entrevista concedida à Revolt, estão ambos focados em terminar discos em nome próprio — e se o feeling desta faixa se conseguir replicar pelos alinhamentos de cada um desses projectos, então estão ambos a jogar os trunfos certos.
[OLÍMPICO] “MONEY”
Foi no final de Julho que o hip hop brasileiro recebeu uma grande notícia, que dava conta da colisão entre dois cabecilhas de grupos de culto que têm tomado conta do panorama underground. Na passada sexta-feira, a fusão entre Neto (de Síntese) e SPVIC (de Haikaiss) materializou-se no álbum FORA DO TEMPO, que serve como estreia desta nova dupla que é OLÍMPICO. Todas as faixas do LP tiveram direito a peças em vídeo para o YouTube e esta “MONEY” é uma das que mais se destacam, pela frieza com que os dois MCs e produtores abordam a questão da remuneração e do reconhecimento sobre um beat delicioso que poderia muito bem ter vindo de uma qualquer esquina de Nova Iorque.
[ØKSE] “Skopje” feat. E L U C I D
A dica agora é o jazz, cada vez mais. Um dos géneros musicais mais antigos do planeta, que em tempos pareceu até em vias de extinção, tem sabido reinventar-se sob diferentes estilos e estéticas, ao ponto de hoje conseguir agradar tanto a gregos como troianos. O caso de ØKSE é ainda mais especial, dado que permitiu a uma banda cujo núcleo é composto por músicos europeus editar o seu álbum de estreia pela label de culto nova-iorquina fundada por billy woods, Backwoodz Studioz. Ver o sueco Petter Eldh a ter a possibilidade de usar toda a sua magia musical ao serviço de alguns dos nossos MCs favoritos é quase como que um sonho molhado e neste “Skopje”, o mais recente single do homónimo ØKSE, são as rimas de E L U C I D a adornar o inventivo e livre jazz deste quarteto que tem todos os argumentos necessários para dar cartas a uma grande escala.
[Navy Blue] “Take Heed”
Está de volta o rapper que mais expõe as suas dores ao microfone. Após um álbum pela mítica Def Jam (Ways of Knowing, de 2023), Navy Blue somou no arranque deste mês mais um LP carimbado de forma independente pela sua própria Freedom Sounds. Memoirs In Armour é uma colectânea de 10 meditações sob a forma de temas de rap e “Take Heed” foi o escolhido para dar origem ao segundo videoclipe referente a esse projecto, onde Navy Blue volta a contar com a intimista visão do seu habitual videógrafo Ryosuke Tanzawa.
[Liv.e] “MASHED FEELINGS / $$$$ $”
Quem também voltou aos projectos independente foi a visionária do R&B Liv.e, que em Março deste ano lançou o curta-duração PAST FUTUR.e, sucedendo a um belíssimo e inventivo álbum editado em 2023 pela AWAL Recordings, Girl In The Half Pearl. Igualmente fora-da-caixa é esta sua nova obra, onde se liga ainda mais a uma certa electrónica de cariz disruptivo e a um tipo de energia digna de uma qualquer herdeira do movimento punk. A mais recente peça audiovisual a aterrar no seu anal YouTube recai sobre duas das faixas contidas nesse EP, “MASHED FEELINGS” e “$$$$ $”, e é tão experimental quanto a música que pretende ilustrar.
[Benny The Butcher] “One Verse Butch”
À partida, Benny The Butcher não é o típico “rapper de Verão”. Mas não há nada como o reformular de um conceito, e o ponta-de-lança lírico da turma Griselda afirma-se mesmo enquanto Summertime Butch no segundo de três álbuns que delineou lançar no presente ano. Em “One Verse Butch”, qualquer época estival vira gélida à boleia dos versos que este “carniceiro” consegue cravar nos nossos tímpanos. Benny troca as idas à praia por dias passados na rua e no estúdio e é devido a esse mesmo drive que o seu nome não pára de subir degraus, ele que logo em Janeiro inscreveu o seu nome no prestigiado catálogo da Def Jam Recordings com Everybody Can’t Go.
[Samara Cyn] “Chrome” @ A COLORS SOHW
A semana que passou foi de vitória para o A COLORS SHOW. Estávamos mais do que inclinados a incluir por cá a prestação do misterioso cantor e pianista de jazz Pale Jay, mas numa questão de dias a famosa rubrica do YouTube sucedeu esse vídeo com uma prestação de Samara Cyn — e logo com um tema inédito. “Chrome” é mais uma prova de que o hip hop mais aveludado tem nesta MC do Tennessee uma aposta ganha para o futuro, e o desespero pela chegada do seu álbum de estreia começa a ser cada vez mais alarmante por estas bandas.