Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[JID] “30 (Freestyle)”
JID tem andado a praticar a escrita de rap mais próxima do conceito de freestyle e, à 29ª tentativa, achou ter chegado à forma ideal para começar a partilhar essas experiências com os seus fãs. Em 2023, “29 (Freestyle)” precedeu o lançamento do seu muito aguardado The Forever Story, e 2024 arrancou ao ritmo de “30 (Freestyle)”, faixa avulso que, segundo o autor, foi criada durante a passagem pela Polónia que fez parte da sua última digressão europeia. Desta vez, o tema que nasce de uma produção conjunta entre Conductor Williams, Christo e Tane Runo pode até nem servir para antecipar algum projecto em específico, mas o rapper que integra as fileiras da Dreamville prometeu lançar música nova ao longo de todo o ano num post para o Instagram.
[Al-Doe & Spanish Ran] “The Pope & The Pastor” feat. Ab-Soul
Tal como Conductor Williams, também Spanish Ran tem um ouvido extremamente apurado para o corte e costura de samples que servem de base para batidas boom bap que exigem um certo nível, mais elevado, no que toca ao liricismo. Al-Doe é um sortudo por poder contar frequentemente com as produções deste beatmaker do Bronx, e também um rapper cumpridor na hora de pegar na caneta para rabiscar os devidos versos. Holy City Zoo é o mais recente LP fabricado por este par e tem uma das suas trilhas em especial destaque, esta “The Pope & The Pastor”, que vem abençoada com um featuring de peso por parte de Ab-Soul.
[ScarLip] “Blick” feat. NLE Choppa
Na recta final de 2023, ScarLip fechou as contas do ano em grande estilo com “Blick”, mostrando-se competente na abordagem ao jersey club e juntando um novo sub-género do hip hop ao seu curto, mas plural, catálogo, do qual se sobressaem o trap de “No Statements” ou o recorte mais clássico de “This Is New York”. A artista de 22, que cresceu no Bronx, não podia ter arrancado 2024 de melhor forma, com um rapper bastante mais mediático a reformular o seu mais recente single e a ajudar a levar a sua música até um maior número de pessoas. NLE Choppa faz activar o nitro numa pista que, por si só, era já bem vertiginosa.
[A. G. Cook] “Silver Thread Golden Needle”
10 minutos de electrónica pulsante que vai da bubblegum bass à hyperpop é tudo o que precisamos para começar um novo ano alinhados com os passos de dança certos. “Silver Thread Golden Needle” é a banda sonora perfeita para este início de 2024 e A. G. Cook disponibilizou a faixa logo no primeiro dia de Janeiro, acompanhada por um vídeo creditado a Lena Weber e Aaron Chan. O fundador da PC Music, colaborador frequente de Charli XCX e que em 2022 ajudou Beyoncé numa das canções do seu RENAISSANCE, vem de um 2023 em que editou Soft Rock (ao lado de Thy Slaughter e EASYFUN) e colocou um ponto final no lançamento de novo material por parte da sua editora, que agora se dedicará a recuperar música arquivada ou a reeditar alguns projectos mais sonantes do seu catálogo.
[EYEDRESS & 1999 WRITE THE FUTURE] “rUN tHE FaDE”
Muita da cultura musical asiática tem entrado no espectro da pop mundial pela porta da 88rising. Quase 10 anos desde o início da sua actividade, tendo sido responsável por catapultar talentos como os de Joji, Keith Ape ou Rich Brian, a ideia da criação de um grande colectivo artístico dentro desta casa editorial e que vai do minucioso tratamento do som ao cuidado detalhado com a imagem é desde logo bem recebida. E ao terceiro single, os 1999 WRITE THE FUTURE já mais de que nos convenceram a prestar atenção ao que andam a fazer, tendo até contado com um interessante leque de convidados nos seus primeiros dois temas — Rich Brian entra em “WORLD STOP TURNIN”, enquanto que Westside Gunn, Conway The Machine e BADBADNOTGOOD estão creditados em “MiNt cHoCoLaTe”. No rock fumarento que é este novo “rUN tHE FaDE”, é o rapper e cantor EYEDRESS quem brilha na voz e na poesia depressiva.
[Kool Keith] “Love Infringement”
É uma das personagens mais inventivas do hip hop e ajudou a trazer para cima da mesa novas formas para abordar o género musical que celebrou meio século de vida no Verão de 2023. Passados quase 40 anos desde que se estreou, Kool Keith continua igual a si mesmo, um MC e produtor fora-da-caixa que se exprime de forma bem singular, e atravessou um bom momento de forma ao longo dos últimos 12 meses, deixando a sua marca em projectos como Mr. Controller, World Area ou Black Elvis 2, a segunda entrada numa saga iniciada no final do milénio passado, que mereceu carimbo da Mello Music Group e do qual surge este “Love Infringement”, agora retratado em vídeo.
[99 Neighbors] 99 Neighbors Farewell Show
As coisas nem sempre correm como o esperado, nem mesmo quando na sua base está uma fórmula que parecia infalível à partida. Os 99 Neighbors apresentaram-se ao mundo em 2019 com um sólido Television e contaram desde logo com o apoio do manager Pat Corcoran, um dos pilares que sustentaram a meteórica ascensão de Chance The Rapper. Apesar da boa música que o colectivo nos deu nestes últimos 4 anos, a afirmação num panorama mais global nunca lhes chegou. Talvez tenha sido por isso que, após o seu segundo álbum Wherever You’re Going I Hope It’s Great, o grupo pareceu mais disperso, com alguns dos seus membros a experimentar trabalhar a solo, e bem menos activo. Para não serem vítimas do esquecimento e serem eles próprios a decidir a altura do adeus, protagonizaram em Outubro passado um concerto de despedida junto dos adeptos locais que os viram nascer para o mundo da música, no Higher Ground Ballroom, South Burlington, onde passaram em revista canções como “Fuck No”, “Ripstick”, “Thunder” ou “Facts”.