pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/05/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/05/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Conway The Machine] WON’T HE DO IT Documentary

Se há coisa que Conway The Machine não consegue evitar é deixar plateias completamente viradas do avesso, seja qual for o país por onde passa. Após anos de peditório, um dos astros da Griselda Records conseguiu finalmente fazer-se à estrada pela Europa fora, agradando legiões de sedentos fãs que marcaram presença em peso nas várias datas que o rapper conseguiu. Uma das suas paragens foi Lisboa — publicámos por cá a reportagem desse concerto no B.Leza — e as imagens captadas pela sua comitiva surgem agora compiladas num documentário em torno de WON’T HE DO IT, o seu mais recente álbum editado pela Drumwork no início deste mês.


[Killer Mike] “Motherless” feat. Eryn Allen Kane

Michael Render vai usar o seu primeiro nome para intitular aquele que será o seu próximo trabalho a solo. MICHAEL é, por isso, um disco bastante pessoal e intimista, tal é a urgência de Killer Mike em regressar a este formato a solo, 11 anos após o seu último R.A.P. Music. Depois de ter dado a conhecer os primeiros avanços ainda sem desvendar a hipótese destes pertencerem a um futuro projecto, o MC que é metade dos Run The Jewels deu a boa-nova juntamente com o seu mais recente single, “Motherless”, que conta com produção de No I.D.. Composto por 14 temas, MICHAEL será lançado no dia 16 de Junho e virá apetrechado com participações de El-P, 6LACK, Andre 3000, Curren$y ou Future.


[Paris Texas] “BULLET MAN”

Homem-bala que se preze no universo do hip hop distribui os seus versos em cama instrumental de punk rock. Depois de termos destacado “PANIC!!!” por estas bandas, os Paris Texas regressam a esta rubrica com o seu novo “BULLET MAN”, servido no final da semana passada em conjunto com um vídeo de Aus Taylor que pode muito bem ter sido inspirado na peça visual com que os Korn se mostraram no seu clássico “Freak On a Leash” há mais de duas décadas. Aqui o projéctil só pára depois de ver o seu alvo abatido, mas a mira que mais importa à dupla formada por Louie Pastel e Felix está mesmo apontada a um próximo LP, que deverá ver a luz do dia ainda este ano.


[Derek] “SEMPRE TRAVADO”

Derek sabe bem que elas falam do seu nome no lounge e muitas dessas novinhas só o abordam por interesse quando sentem o cheiro da blunt. A principal voz por detrás do colectivo Recayd Mob destacou-se em 2022 com Trap The Fato, um projecto de ambições raras tendo em conta as suas dimensões — foi mais de hora e meia de música dividida entre 29 tracks e com recurso a um sem-número de convidados para dar vida a uma verdadeira epopeia de trap de rua. Meio ano depois, o rapper da Zona Leste de São Paulo confessa estar “SEMPRE TRAVADO” num single inédito produzido por Nagalli e Neckklace, apresentado com um videoclipe recheado de efeitos visuais.


[Chung] “Sweet Dreams”

O tom sinistro com que o instrumental arranca faz prever socos e pontapés capazes de nos pôr a dormir. Chung deseja “Sweet Dreams” aos seus oponentes num novo single e deixa bem claro que o rap mais grimy da actualidade não vem apenas apenas de Buffalo, Nova Iorque. A MC canadiana é oriunda de Montreal e está neste momento a apostar as suas fichas em Chung Shui II, um álbum cuja edição está a ser apontada para o próximo mês de Junho.


[Jorja Smith] “Little Things”

E se Chung representa o lado mais amargo e cru da música urbana, Jorja Smith traz-nos o inverso dessa moeda com a sua voz doce envolta numa batida capaz de levantar qualquer astral. Novo jazz britânico e cadências dignas da electrónica de dança andam de mãos dadas neste seu último “Little Things”, que tal como o anterior “Try Me” vem selado pela sua própria marca discográfica, a FAMM. Dado o timing dos dois singles e o facto de estes surgirem agrupados nas plataformas de streaming, tudo parece apontar para que o sucessor de Be Right Back possa estar na iminência de ser revelado ao público.


[ELWD] “REFORMATIONS” feat. Akai Solo

As parcerias musicais nos domínios do hip hop entre Reino Unido e Estados Unidos da América parecem não ter fim e até os nomes mais obscuros do circuito arriscam em fazer as suas pontes. Ainda bem que assim o é, pois de outra forma teríamos ficado privados de escutar o cruzamento entre o produtor ELWD e o rapper Akai Solo neste meditativo “REFORMATIONS”. Está revelado o terceiro (e provavelmente derradeiro) avanço rumo a MONOCHROME, trabalho da autoria do beatmaker inglês que nos vai chegar aos ouvidos já esta sexta-feira, 19 de Maio, pela editora independente Bad Taste.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos