pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/04/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/04/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[IDK] “Mr. Police”

IDK recriou (com recurso actores) aquelas que são as abordagens típicas a que costumamos assistir por parte da polícia norte-americana e compilou algumas dessas cenas num novo videoclipe. Apesar dos abusos e do excesso de força que têm sido exercidos pelos “homens de azul”, o rapper de George’s County, Maryland, teve estofo para se manter sereno e compor uma balada dedicada a todos os “Mr. Police” que por aí andam. É com o dedo do meio erguido na direcção das autoridades que IDK continua a acelerar rumo a F65, o seu próximo álbum.


[Arlo Parks] “Blades”

Conquistou o mundo com a melancolia de quem está Collapsed In Sunbeams e são agora muitos os olhares que estão virados para si na ânsia dos seus próximos passos. 2023 trouxe-nos música nova de Arlo Parks e este “Blades” é já a terceira amostra de um novo disco que, ao que tudo indica, chegará a 26 de Maio. Numa cadência mais dançável do que é habitual (e apontando KAYTRANADA enquanto uma das referências para a feitura da faixa), a canção sucede a “Weightless” e “Impurities” na lista de avanços para esse seu segundo longa-duração, intitulado My Soft Machine.


[Medhane] “Concrete”

Kahlil Blu tem sido uma peça fundamental na construção do universo sonoro de $ilkMoney e surge agora ao lado de Medhane para o ajudar a esculpir uma peça de rap tão dura quanto “Concrete”. Maxim Bickford é o detentor da lente que volta a trazer o MC de Nova Iorque até à montra do YouTube, naquele que é o seu primeiro single registado em 2023, também ele o primeiro novo tema desde os projectos Sacrifices e Do The Math.


[Cruz Cafuné] “Ja Morant”

Carlos Bruñas Zamorín é o nome que, a qualquer momento, pode fazer abanar as estruturas da música urbana espanhola. Nascido nas Ilhas Canárias e com ascendência venezuelana, o artista que responde por Cruz Cafuné apresenta-se como “alguém que canta sobre amor quando não está a rappar sobre ex-namoradas e dinheiro”, deixando desde logo patente a capacidade de se desdobrar entre os caminhos do trap e do r&b. Me Muevo con Dios é o título do seu próximo álbum e tem este “Ja Morant” enquanto mais recente amostra, editado um mês após a investida inaugural de “TURBO // Epifanía”.


[redveil] “captain”

O SAUCE Festival permitiu que redveil se estreasse ao vivo na Índia com apenas 18 anos (completou 19 poucos dias após o regresso a casa) e, além do cachê, valeu-lhe ainda uma série de novas filmagens que agora surgem em destaque neste “captain”. As cores das ruas de Deli casam na perfeição com o universo do rapper e produtor de Maryland, que ainda no final da semana passada editou o EP playing w/ fire, o trabalho do qual este tema faz parte.


[Gabe ‘Nandez] “Transactions”

Enquanto uns se movem com o drive de alcançar colaborações com os artistas mais sonantes do planeta, há quem tenha vindo ao mundo para se colocar ao serviço das vozes menos conhecidas que pairam pelos corredores mais alternativos da industria musical. É esse o caso de Tony Seltzer, beatmaker que tem no currículo parcerias com Ski Mas the Slump God, Wiki ou Princess Nokia, que volta a dar a mão a Gabe ‘Nandez sob a forma de um bruto instrumental. “Transactions” chegou-nos há precisamente uma semana em jeito de antecipação de Pangea, o disco que entretanto lançou pela POW Recordings.


[The Fear Ratio] Ao Vivo @ RA Sessions

James Ruskin e Mark Broom convivem há mais de uma década em The Fear Ratio, um projecto que tem ajudado a elevar a cena electrónica inglesa aos patamares de glitch e acidez que bem conhecemos. Techno, hip hop e dub são alguns dos condimentos numa mistura sónica que prima por uma estética mais industrial e que já fez gerar alguns discos à dupla — o seu mais recente, Slinky, teve o carimbo do bem cotado selo berlinense Tresor Records e albergou duas participações de King Kashmere. A convite da Resident Advisor, o par montou e operou um vasto número de máquinas para uma sessão live de quase 20 minutos, ideal para ver e escutar em horas mais tardias.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos