pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/04/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/04/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[KAYTRAMINÉ] “4EVA” feat. Pharrell Williams

Já estávamos bastante agradados com o facto de KAYTRANADA e Aminé terem formado uma dupla, dada a inegável forma com que a sonoridade de ambos cola uma na outra, mas rejubilámos ainda mais durante a semana que passou quando o nome de Pharrell Williams se juntou à equação em “4EVA”, o primeiro single assinado por KAYTRAMINÉ. Não podíamos considerar mais certeira a escolha do convidado para a canção que abre caminho rumo ao álbum homónimo que o par está neste momento a ultimar e que já tem data de edição marcada para o dia 12 de Maio. O futuro do funk na era digital passa obrigatoriamente por aqui.


[ROSALÍA & Rauw Alejandro] “VAMPIROS”

As ruas estão sombrias e desertas, e há um par de “VAMPIROS” que se faz passear por elas. Podia muito bem ser este o plot para uma nova entrada na saga de Silent Hill, não fossem ROSALÍA e Rauw Alejandro um casal tão assustador quanto sensual. Dois dos artistas mais sonantes da música latina fortaleceram os laços que os unem através da edição de um primeiro EP em conjunto, RR, que viu a luz do dia no final do passado mês de Março. Depois de “BESO”, “VAMPIROS” é a segunda das três faixas desse projecto a ter direito a um videoclipe.


[SUZANA] “Dorme Bem”

Enquanto os astros lá fora consolidam os seus estatutos, por cá há uma estrela em ascensão que finalmente deu início ao seu trajecto a solo. SUZANA foi-nos apresentada como parte da banda que acompanha Tristany ao vivo, mas as amostras que ia partilhando com o público no seu Instagram faziam antever que, mais dia menos dia, as luzes dos holofotes haveriam de incidir também sobre o seu próprio nome. “Dorme Bem” é o seu single de estreia e embala-nos num balanço mulato que funde a tradição portuguesa com a dos seus ancestrais. Ariyouok (beatbox, percussão e baixo) e Célio (guitarra), com quem partilhou vários palcos no âmbito dos concertos de Tristany, acompanham-na nesta nova fase da sua jornada.


[Olivia Dean] “Dive”

O tema saiu num dos últimos dias de Março e está agora em destaque num vídeo conduzido por Candice Lo. A luminosa neo-soul de Olivia Dean derrete-nos neste “Dive” e promete fazer-nos companhia para o Verão que se avizinha, já que a canção se junta a “Danger” e a “UFO” na lista de avanços já extraídos de Messy, um mais que necessário álbum de apresentação cujo lançamento está a ser apontado para o dia 30 de Junho.


[Venna] “Misty” feat. Knucks

Venna tem sido um dos principais responsáveis pela infusão drill-jazz de Knucks e, em “Misty”, traz o rapper londrino para ambientes menos electrónicos e mais próximos daquilo que temos em conta como sendo uma sonoridade hip hop em formato de banda. A faixa faz parte de EQUINOX, o curta-duração que o produtor e saxofonista inglês editou na passada sexta-feira e para o qual contou também com a participação de gente como Mick Jenkins, Masego, Yussef Dayes ou Rocco Palladino.


[Shame Gang] “I Survive” feat. Lute & Cyanca

Já cá anda há alguns anos, mas tem passado despercebido por entre o mar de edições que nos invade semana após semana. Depois de trabalhos como The Sequence ou NO SAFE HAVEN, o seu novo Better Late Than Never valeu-lhe uma menção nestas páginas na primeira sexta-feira deste mês, tendo acusado no nosso radar muito graças à dimensão de alguns dos nomes que lhe constam na ficha de créditos. Os contributos de Smoke DZA, Skyzoo ou Lute enriquecem o conteúdo do disco, mas não fazem sombra ao rapper de Maryland, conforme podemos atestar neste mesmo “I Survive”, no qual se coloca no mesmo patamar de um artista que integra as fileiras da Dreamville, de J. Cole.


[Resident Advisor] Jai Paul: The Return of Pop’s Most Mysterious Artist

Viu a carreira ser-lhe sabotada através do leak do álbum de estreia e desapareceu quase por completo desde então. 10 anos depois, o Coachella estendeu-lhe o convite para que desse finalmente o seu primeiro concerto, que foi transmitido para o YouTube no passado dia 14 de Abril. Se não chegaram a perceber o porquê de todo o burburinho em torno deste acontecimento, que gerou inúmeras reacções pelas redes sociais, a Resident Advisor produziu um pequeno documentário que ajuda a explicar todo o culto em torno de uma das mentes mais brilhantes e misteriosas da indietrónica, que foi capaz de, em pouco tempo, perfurar as camadas mais mainstream da indústria musical.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos