Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[ALMA ATA] “DOCUMENTOS”
A música consegue tornar-se ainda mais valiosa quando aliada a uma forte componente visual. É com base nesta ideia que os universos de ALMA ATA, Maria Barroco e Gil Gelpi se cruzam para o mais recente videoclipe da banda lisboeta. “DOCUMENTOS” é mais uma canção extraída de ALMA//ATA, álbum lançado em Setembro de 2022 e que promete fazer escorrer ainda mais tinta por estas bandas — fiquem atentos, que o relatório com os projectos favoritos do ano passado para a equipa do Rimas e Batidas já está neste momento a ser cozinhado!
[BKTHERULA] “UH HUH”
Aos 20 anos, BKTHERULA está bem encaminhada para se tornar num fenómeno da nova geração. Ainda por cima, Brooklyn Rodriguez até arrancou 2023 da melhor forma possível, ao partilhar no YouTube este vídeo dirigido por Timeless para o seu trap de autor bem patente em “UH HUH”. Segue-se LVL5, o disco anunciado na descrição como estando para “sair em breve”.
[ICYTWAT] “5 STAR”
Quem também entrou no novo ano com o pé direito foi ICYTWAT. “5 STAR” chegou no dia 1 de Janeiro juntamente com a promessa de uma reedição de luxo para Siddhi, o LP que editou em 2022, agendada para o dia 6 deste mês. Nos últimos meses, o rapper de Chicago formou dupla com THOTO (juntos respondem por THOTTWAT) e ainda teve a sua música em destaque no simulador de corridas Need For Speed Unbound.
[SAGA BOUY] “Shoulda Known / Never Again / Drunk of Love”
Com o fim dos BROCKHAMPTON, resta-nos esperar para ver — e escutar — o que é que cada um dos membros do colectivo tem para nos oferecer a solo. Quem parece já ter um rumo mais ou menos definido é Jabari Manwa, que recorreu ao canal YouTube do grupo para promover um medley que funde três temas seus inéditos. A especulação está agora centrada em SAGA BOUY e a Internet parece empenhada em tentar descobrir que nome é este afinal, havendo quem aposte que esse será o novo alter-ego do artista ou o título para o seu álbum de estreia.
[redveil] “2daside”
Mais do que arrancar 2023 a todo o gás, redveil quis ter a certeza que coroava o melhor ano de sempre da sua carreira com um último single relativo a 2022. Depois de ter começado a acusar nos radares à boleia de Bittersweet Cry e Niagara, foi graças ao seu último learn 2 swim que o seu estatuto se solidificou, levando-o a encher casas de espectáculo um pouco por todo o território dos EUA. “pg baby”, um dos temas desse trabalho, chegou até a cair nas graças de Denzel Curry, que não resistiu em assinar a sua própria remistura.
[Quelle Chris & Cavalier] “Purple Robes”
O hip hop já fez com que Quelle Chris e Cavalier se tivesse cruzado por diversas vezes, apenas nunca em disco. Tudo mudou no dia 15 de Dezembro, quando os dois inscreveram os respectivos nomes em Black Cottonwood, um EP lançado sem aviso prévio e que está apenas à venda a partir deste link, com a promessa de que não dará entrada em mais nenhuma outra plataforma digital. Quelle Chris é quem segura a batuta dos instrumentais desde raro projecto, para o qual participaram ainda Denmark Vessey, Mosel e Merc The Maroon.
[CLBRKS] “ALL I REALLY WANT” (prod. YUNGMORPHEUS)
Ellis Dawg acompanha o passeio citadino de CLBRKS. Com uma mala da Louis Vuitton numa mão e um copo de lean na outra, o rapper faz desfilar alguns dos versos que imortalizou em A Place I Got Lost In, um longa-duração criado em parceria com YUNGMORPHEUS, ele que aqui deixa o microfone de lado para se forca na produção dos beats. Depois de HABITS 2 e The Iceberg Theory, o terceiro álbum de 2022 para o artista inglês chegou-nos no decorrer de Novembro e não somou quaisquer convidados.