pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/11/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/11/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Kendrick Lamar] “Rich Spirit”

Será sempre preciso ter-se um toque especial para chegar ao ponto de conduzir um videoclipe para Kendrick Lamar, que tem levado a sua arte mais além através de notáveis parcerias com Dave Meyers e Dave Free. O homem que teve a responsabilidade de retratar visualmente um dos maiores sucessos musicais deste milénio, “Old Town Road” de Lil Nas X, até já estava bastante ligado à cultura hip hop, com um poretfólio no qual constam trabalhos para Pharrell Williams, Anderson .Paak ou Vince Staples. Charles Kidd II assina como Calmatic e é ele quem dá vida ao jejum de quatro dias do rapper neste “Rich Spirit”, o mais recente single a surgir de Mr. Morale & The Big Steppers. Kendrick conta apenas com os seus pensamentos enquanto alimento e entrega o corpo a uma série de movimentos desconcertantes, quase como que a surtar entre as críticas que lhe apontam e aquilo que ele próprio sabe que vale.


[Ab-Soul] “Gang’Nem” feat. Fre$H

Ao contrário do seu ex-colega na Top Dawg Entertainment, Ab-Soul está ainda a sair do casulo e a caminho de um disco que vai consolidar o seu amadurecimento, seis anos após o último Do What Thou Wilt.. Esse disco já tem título e foi anunciado no final da semana passada juntamente com “Gang’Nem”, tema que mete o MC a falar abertamente sobre a questão da lealdade e tem Fre$H enquanto convidado. Está encontrado mais um avanço de Herbert, o quinto LP do MC de Carson, cuja edição acontece a 16 de Dezembro.


[Nia Archives] “So Tell Me…”

Se alguma vez escutaram “Forbidden Feelingz“, é normal que também estejam colados à espera dos próximos passos da cantora, produtora e DJ Nia Archives. Acompanhada de perto por parte da imprensa mais ligada à club culture, adorada pelo Spotify através de inúmeras presenças nas suas playlists editoriais e nome em destaque na banda sonora do novo FIFA 23, a artista inglesa continua a mostrar diferentes versões de si mesma a cada novo tema que lança. Depois de regar com cachaça um festim de drum and bass em “Baianá“, Nia Archives afasta-se da confusão para se perder numa sobrecarga de pensamentos em “So Tell Me…”, num misto entre música de rave e rock alternativo.


[Liv.e] “Wild Animals”

Quem também tem tido muitos olhares na sua direcção é Liv.e, cantora e compositora de Dallas, Texas, que tem elevado o r&b a um patamar cósmico, num plano muito semelhante ao que Erykah Badu habita. Colaboradora de nomes como Earl Sweatshirt e Pink Siifu, fez por si mesma ao editar EP a um ritmo considerável, tendo em 2020 chegado mesmo ao formato de longa-duração, através de Couldn’t Wait to Tell You…, que levou um upgrade logo no ano a seguir. Com duas novas canções e uma estreia no A COLORS SHOW pelo meio, Liv.e anunciou o álbum Girl in the Half Pearl para o dia 10 de Fevereiro de 2023 — e fê-lo, claro, ao som de mais um single, “Wild Animals”, produzido por John Carroll Kirby e Solomonophonic e cujo videoclipe é uma criação da própria artista.


[Westside Gunn] “Mac Don’t Stop” & “Nigos Louis”

Numa espécie de brinde a si mesmo, Westside Gunn pegou em dois dos seus temas a solo de 10 — família não conta… — e juntou-os numa só peça em vídeo para o YouTube. “Mac Don’t Stop” e “Nigo Louis” são momentos raros no alinhamento da mais recente entrada para a série Hitler Wears Hermes, que colocou a entidade máxima da Griselda Records a cruzar as suas rimas com as de gente como A$AP Rocky, Run The Jewels, Raekwon, Ghostface Killah, Busta Rhymes ou, claro, o irmão Conway The Machine.


[GRIP] “Cook Up”

Criou a sua própria Stray Society há cinco anos e foi por lá que lançou todo o seu material. No início da presente década estabeleceu uma parceria entre a sua editora e a Shady Records, de Eminem, e a subida no estatuto notou-se logo no primeiro e único trabalho lançado nestes moldes — Royce Da 5’9″, Kenny Mason e o próprio Eminem foram features de peso em I Died For This!?. Novamente de forma independente, GRIP arrancou o ano com um par de temas avulso e, em Outubro, editou o álbum 5 & A F*** You, no qual encontramos esta dose de rap industrial servida sob o mote de “Cook Up”.


[BROCKHAMPTON] “NEW SHOES”

Anunciaram o fim do grupo e prometeram deixar-nos com um último álbum antes da despedida. Tudo apontava para que não houvesse mais nada de Kevin Abstract e companhia após as 17 faixas que compilaram na passada sexta-feira em The Family, até que um disco disco-surpresa aterraria logo no dia seguinte para atenuar as dores, com TM a conter mais 11 canções, que geraram mais uma fornada de vídeos para o YouTube, dos quais “NEW SHOES” é o que mais se destaca. Um adeus em grande estilo.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos