pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/10/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/10/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Stormzy] “HIDE & SEEK”

Mais meloso do que um “Summer Madness“, “HIDE & SEEK” foi o tema escolhido por Stormzy para principal single do seu próximo This Is What I Mean. O sucessor de Heavy Is The Head chega a 25 de Novembro e será o primeiro álbum do rapper já sob a alçada da 0207 Def Jam, a ramificação britânica da lendária editora fundada por Rick Rubin e Russell Simmons. A actriz Saffron Hocking forma um par com Stormzy no videoclipe dirigido por Meji Alabi, dado a conhecer apenas alguma semanas depois de “MEL MADE ME DO IT“, que teve o treinador português José Mourinho em especial destaque.


[Kenny Mason] “HALOS”

Kenny Mason está em óptima forma e tem argumentos para qualquer que seja a sonoridade. Depois de ajudar a enriquecer os universos de Powers Pleasant, GRIP ou da Dreamville, o jovem artista de Atlanta aproveitou o bom momento através do lançamento de PUP PACK EP, em Agosto passado. Dois dos temas desse curta-duração encontraram, há um par de semana, um novo tecto em RUFFS, o álbum que sucede ao aclamado Angelic Hoodrat e que o coloca a jogar em terrenos semelhantes aos de gente como Jean Dawson, por exemplo, com uma réplica musical que pisca o olho tanto ao rock como ao trap.


[$NOT] “Simple”

Quem também está em altas é $NOT. Edy Edouard emergiu entre as vagas cloud e emo a partir da Flórida e fez sucesso no SoundCloud, antes de tomar a indústria tradicional de assalto com o seu – TRAGEDY +, LP que lhe valeu um contrato por parte da 300 Entertainment, a editora com a qual trabalha desde meados de 2020. Após contracenar com Kevin Abstract, A$AP Rocky ou Joey Bada$$ no seu último Ethereal, editado no início deste ano, $NOT chega agora ao terceiro novo tema avulso, numa altura em que se encontra na recta final da Grey Day Tour, encabeçada pelos $UICIDEBOY$.


[MIKE] “nuthin i can do is wrng”

Mais uma vez auxiliado por Ryosuke Tanzawa na realização, MIKE trouxe-nos um novo vídeo durante a última semana. “nuthin i can do is wrng” é uma produção sua (sob o alter ego dj blackpower) e serviu para anunciar Beware Of The Monkey, o disco que tem em agenda para o dia 21 de Dezembro e que sucede a Disco!, de 2021. A selar esse projecto estará a sua própria 10k, editora que, no mês passado, apresentou ao mundo Anysia Kym, através do seu Soliloquy, EP no qual MIKE também participa.


[BeTheGun] “Metropolis”

BeTheGun (também conhecido por Barebase) é um rapper e realizador sediado em Londres. Membro da formação original dos Children of the Damned — ouvimos a sua voz em temas como “Civilized“, “Part Deux” ou “Offie” — está agora prestes a estrear-se a solo num projecto. Miami Deco terá o selo da Blah Records e sai já este domingo, dia 24 de Outubro, apetrechado com produções de Lee Scott e Jack Chard. O lançamento acontece um par de semanas antes da Blah invadir o Fabric, para um mega-evento com prestações de BeTheGun, Lee Scott, Cult Of The Damned, Lunar C, CLBRKS, Nah Eeto, Sly Moon ou Stinkin Slumrok.


[Infinity Knives & Brian Ennals] “Death of a Constable”

Há dois anos, o rapper Brian Ennals juntava-se ao produtor Infinity Knives para Rhino XXL, um longa-duração repleto de black power e editado de forma independente. Os dois residentes de Baltimore arriscaram com uma proposta de hip hop trashy que nos remete a ambientes de Death Grips ou JPEGMAFIA e colheram frutos em Julho passado, ao conseguissem que a Phantom Limb “patrocinasse” o seu novo e e ainda mais experimental King Cobra — no selo de Bristol, a dupla americana passa a conviver de perto com outros talentos da electrónica mais laboratorial, como Loraine James ou Kevin Richard Martin (mais conhecido como The Bug). Depois de “The Willower“, “Death of a Constable” é o segundo videoclipe de sempre a resultar dos esforços de Infinity Knives e Brian Ennals.


[Sam Austins] “Matador”

“She’s a matador / I can’t fight her off”. Sam Austins não descola a visão daquela que lhe roubou o coração e dedica-lhe uma nova canção, “Matador”, a sua primeira em 2022. Influenciado tanto pelo legado da Motown como por grupos como os Coldplay e os Queen, o jovem de Detroit já foi descrito por Pusha T como “uma mistura entre o My Beautiful Dark Twisted Fantasy e o Prince” e tem vestido as cores da Out Past Curfew, uma subsidiária da Atlantic Records pela qual já lançou HOMELESS STAR, em 2021. No regresso aos singles, Austins conta com a experiência de Rodaidh McDonald na produção, depois de o produtor escocês ter ajudado a moldar as frequências da pop e da folk junto de nomes como The XX, Sampha, Mustafa, David Byrne, Adele, Hot Chip ou King Krule.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos