pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/09/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/09/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Bad Bunny] “El Apagón” & Aquí Vive Gente

Serviço público é gastar um orçamento que serviria para quatro ou cinco vídeos num grande call to action para as massas do YouTube. O acompanhamento visual oficial para “El Apagón” tem 23 minutos de duração, 18 deles preenchidos pelo documentário Aquí Vive Gente, um retrato dos problemas sociais e económicos que Porto Rico atravessa, “pintado” pela repórter independente Bianca Graulau. Mesmo no topo da sua forma, o artista porto-riquenho não esquece de onde vem nem deixa de se preocupar com os seus, ele que este ano passou Un Verano Sin Ti e mediu forças com Brad Pitt no grande ecrã no filme Bullet Train.


[Ab-Soul] “Moonshooter”

Ab-Soul reflecte sobre como o hip hop tem mudado desde entrou no “jogo” e fala de dificuldade em encontrar o seu espaço dentro do actual cenário da cultura. Prejudicado pela pouca comparência em “campo” — desde o seu último álbum, Do What Thou Wilt. (2016), foram poucos os sinais de vida dados pelo rapper — parece estar prestes a vir aí uma nova grande investida por parte do homem que, em tempos, dividiu o protagonismo com Kendrick Lamar nos Black Hippy. Depois de “Hollandaise”, mostrada em Abril, “Moonshooter” chegou com a confirmação de que o próximo LP de Ab-Soul “está pronto”.


[Loyle Carner] “Nobody Knows (Ladas Road)”

Mais avançado do que o colega de cima nos planos que levam à edição de um novo projecto está Loyle Carner. hugo chega em Outubro e tem estado a ser antecipado desde Julho, tendo já visto três dos seus temas virem ao de cima. “Nobody Knows (Ladas Road)” sucede a “Hate” e a “Georgetown“, este último que meteu o inglês a rimar sobre um beat de Madlib, dois anos após os caminhos de ambos se terem cruzado em “Yesterday“.


[Father] “I keep dat pump action”

Young Hot Ebony foi a mixtape que, em 2014, apresentou Father ao mundo. Oito anos já passaram desde então, mas o rapper e produtor de Atlanta quis, em Junho, recuperar o mesmo espírito que pairava à sua volta nesse momento, marcado também pelos primeiros passos da sua Awful Records. Em YHE2, Father deixa tudo em pratos limpos e tem este “I keep dat pump action” como uma das suas faixas mais possantes, um drill de contornos jazzy com versos capazes de inflingir “avada kedavra” nos seus adversários.


[Ka] “Ascension”

Igual a si mesmo, foi sem recurso a balões ou confettis que, na passada sexta-feira, Kaseem Ryan apontava para a existência de dois novos discos à venda na sua loja digital. Até ao momento, as escutas de Woeful Studies e Languish Arts são exclusivas para aqueles que compraram os ficheiros áudio ao rapper de Nova Iorque, não havendo ainda qualquer garantia de que os seus temas venham a estar disponíveis nas plataformas de streaming, como aconteceu com A Martyr’s Reward ou Descendants of Cain. No YouTube, “Ascension” é única amostra disponível para este novo par de projectos assinados por Ka.


[A garota não] “Prédio mais alto”

Surgiu em 2019, com Rua das marimbas, e rapidamente se enturmou na praça da música portuguesa. O seu segundo álbum, 2 de abril, saiu precisamente nesse dia e trouxe-nos uma Cátia Oliveira mais madura e, também, rodeada de outros bons artistas enquanto colaboradores, como Chullage ou Fred. É de lá que salta este “Prédio mais alto”, retratado em vídeo graças à visão do realizador Pedro E. Semedo.


[Ho99o9] “SLO BREAD” feat. Bun B

O lendário Bun B é um dos convidados a marcar presença em SKIN, o longa-duração que levou os Ho99o9 pela primeira vez ao catálogo da DTA Records, de Travis Barker. Foi o próprio baterista e produtor quem assumiu a direcção da sonoridade para o sucessor de United States of Horror, lançado em Março deste ano e ao qual pertence este “SLO BREAD”, o tema que conta com a participação do veterano MC que fez história com Pimp C nos UGK. Sem Portugal no horizonte, a banda aproveitou a promoção do novo single para anunciar uma digressão europeia, que irá decorrer ao longo de praticamente todo o mês de Novembro — Reino Unido, França e Países Baixos são alguns dos territórios onde os vão poder apanhar ao vivo.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos