Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Boldy James & Real Bad Man] “Sig Sauer”
O mote era Killing Nothing mas acabaram por varrer com tudo e todos. Boldy James continua a dar-nos razões para o considerarmos como um dos mais aguçados liricistas do presente, num novo projecto que o levou a reencontrar-se com Real Bad Man, produtor e empreendedor cada vez mais em evidência na cultura hip hip, ele que está neste momento a fechar uma compilação com Pink Siifu e os seus GKFAM, conforme o autor de NEGRO revelou numa entrevista ao ReB. O sucessor de Real Bad Boldy tem neste “Sig Sauer” um dos momentos mais altos do seu alinhamento, tema que ascendeu a estatuto de single durante a semana que passou.
[riovaz] “you’re a parasite”
riovaz é um produto mutante da pop moderna e já passou pelos ouvidos de quase meio mundo. Tudo aconteceu quando vestiu a pele de rockeiro emo em “Prom Night” e foi imediatamente acolhido pelos seus pares da geração TikTok. Este ano, já tinha abordado a house music no EP Better Late Than Forever, estética que lhe valeu uns números bastante interessantes em “I Feel Fantastic”, a sua segunda criação mais sonante até à data. No seu novo “you’re a parasite”, riovaz mostra-se ainda mais arrojado ao envergar por um caminho que está ainda por desbravar na sua totalidade e que tem vozes como as de PinkPantheress, Erika de Casier ou Shygirl a tratar da sua exploração.
[TOBE NWIGWE] “DESTRUCTION” feat. COAST CONTRA
TOBE NWIGWE tem-se fartado de receber convidados nos últimos tempos. O rapper do Texas foi destaque por cá quando lançou “ROUND HERE (PART TWO)” (com FAT NWIGWE) e demos-lhe descanso pela altura em que “ressuscitou” Chamillionaire numa faixa, “BEEN BROKE“, em conjunto com 2 Chainz e FAT. Desta vez são os COAST CONTRA que surgem em ao lado de TOBE para demolir paredes com recurso ao som de “DESTRUCTION”, um momento musical de contornos épicos que deambula entre o gospel e o trap.
[Central Cee] “Doja”
Cole Bennett soma e segue e vê o seu portefólio a somar mais um nome importante. Desta vez, o “esteticista” dos videoclipes para o YouTube recrutou o britânico Central Cee, que aproveitou a parceria transatlântica para mostrar aquela que é a sua primeira canção nova desde 23, mixtape que editou em Fevereiro deste ano. “Doja” recupera a inesquecível linha melódica que está na base de “Let Me Blow Ya Mind”, um clássico de Eve, e foi a forma mais criativa que o MC de Londres arranjou para namoriscar com Doja Cat.
[JID & J. Cole] “Stick” feat. Kenny Mason & Sheck Wes
J. Cole teve o aval de DJ Drama para fazer da mais recente compilação da sua Dreamville um projecto enquadrado com a saga de mixtapes Gangsta Grillz. E é logo à primeira faixa que mostra que, afinal, até consegue magicar fórmulas daquelas que não deixam dúvidas, com “Stick” a espremer a melhor representação possível da angústia que mora nas vozes de Kenny Mason e Sheck Wes, ao mesmo tempo que abre uma vaga para que Cole e o seu pupilo JID testem os seus versos numa sonoridade que não lhes é tão familiar.
[Verbz & Mr Slipz] “The Rain” feat. Riah Knight (Alix Perez Remix)
É sempre um momento especial quando dois universos tão distintos se cruzam pela primeira vez. O DJ e produtor belga Alix Perez, um dos nomes mais notórios do drum & bass, aceitou o convite da High Focus Records para remisturar um dos seus últimos temas. A escolha recaiu sobre “The Rain”, uma das músicas que integraram Radio Waves, álbum que, em 2020, juntou o rapper Verbz ao beatmaker Mr Slipz.
[DOMi & JD BECK] “TAKE A CHANCE” feat. Anderson .Paak
Anderson .Paak não perde de vista o primeiro projecto que recrutou para a sua APESHIT Inc. e está a fazer de tudo para que estes se tornem num caso de sucesso. Primeiro ajudou-os em estúdio ao doar os seus versos e a sua voz para a feitura de “TAKE A CHANCE”; mais recentemente, subiu mesmo com a dupla ao palco do Jimmy Kimmel Live para interpretar o single ao vivo, numa breve actuação que primou não apenas pela música, mas também pelo esforço aplicado em todo o cenário que envolve os músicos. A fasquia está alta e o primeiro álbum do par tem tudo para dar certo e voltar a meter o jazz na rota de um público mais jovem. NOT TiGHT sai já esta sexta-feira, tem a ajuda da Blue Note na distribuição e, além de Paak, soma também contribuições por parte de Thundercat, Herbie Hancock, Snoop Dogg, Busta Rhymes ou Mac DeMarco.