pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 31/01/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 31/01/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Toro y Moi] “Postman”

Foi num rock “afunkalhado” com uma linha que se evidencia perante tudo o resto que o músico e produtor Toro y Moi disse “olá” a 2022. “Postman” veio com lado B — “Magazine” também conta com um videoclipe, que podem assistir aqui — e trouxe a notícia de que Chazwick Bundick tem MAHAL na calha para uma edição em Abril, via Dead Oceans. O sucessor de Outer Peace virá munido 13 faixas e contará com Unknown Mortal Orchestra, Salami Rose Joe Louis ou Sofie como convidados.


[Nigo] “Arya” feat. A$AP Rocky

É o regresso aos discos de uma lenda da cultura urbana. Tomoaki Nagao, empreendedor japonês que fundou a marca de roupa A Bathing Ape e foi o cérebro por detrás do grupo Teriyaki Boyz, volta a adoptar o alter-ego Nigo neste “Arya”, que encapsula um precioso contributo de A$AP Rocky e serve de aperitivo para I Know Nigo, o primeiro trabalho em nome próprio do DJ e produtor desde Ape Sounds, de 2000, que vai reunir um autentico exército de ícones da pop culture — a lista de colaboradores vai de Putha T e Tyler, The Creator a Lil Uzi Vert ou Kid Cudi, este último que surge até num cameo durante a ostentiva curta-metragem que acompanha “Arya”, conduzida por AWGE.


[Ricki Monique] “IMMORTAL” feat. yourbeautifulruin

O SoundCloud só exibe três canções, publicadas entre 2019 e 2020, e o YouTube apenas teve a oportunidade de a receber pela primeira vez durante a semana passada. A voz de Ricki Monique não engana e “IMMORTAL” coloca-a ombro a ombro com as mais sensíveis poetisas que brotaram do cruzamento entre o rap, a neo soul e o r&b. Se gostam da versatilidade com que se apresentam Noname, Liv.e ou Tierra Whack, devem também espreitar “Garden Of Better” e “No Time (Freestyle)” e pode ser que tenham em Monique a vossa próxima crush musical.


[Da$H] “Chinatown Sound Freestyle”

Por vezes ganha-se mais investindo menos. Em pouco mais de uma década “em jogo”, Da$H é já um MC altamente rodado, tendo-se cruzado em estúdio com alguns dos mais interessantes artistas e produtores da sua geração e editado material a um ritmo bastante simpático, com uma média superior a um disco por ano. Em constante mutação sónica mas nem sempre consistente — o seu mais recente esforço em conjunto com ANKHLEJOHN e LOOK DAMIEN!, HONEY SWEETER THAN BLOOD, por exemplo, esteve alguns furos abaixo do esperado — a fórmula desta vez precisou apenas da presença de Da$H em Chinatown para chutar verbalmente as ratazanas que lhe têm andado a mordiscar os calcanhares.


[Vince Ash] “Lz”

Paul Rosenberg, o famoso manager de Eminem cuja voz escutámos por diversas vezes em álbuns do prodígio de Detroit, está cada vez mais focado na sua própria Goliath Records, um selo que opera dentro do ecossistema da Shady Records. Uma das suas mais recentes apostas recaiu sobre Vince Ash, jovem que temos vindo a acompanhar de perto desde que foi “descoberto” pela POW Recordings, do jornalista Jeff Weiss. Depois da reedição de VITO no ano passado, a Goliath com um par de novos temas assinados por Ash — “Lz” sucedeu a “Lost“, dado a conhecer ainda em 2021.


[Victor Xamã] “Noite de Núpcias”

Uma noite de núpcias para esquecer para o instrumental cedido por Noshugah, completamente arrasado por Victor Xamã numa pequena pérola que deixou aos seguidores do seu canal no YouTube. O rapper de Manaus, um dos nomes mais badalados no circuito alternativo brasileiro, tinha lançado Calor em 2021 e, a julgar pela sua regularidade, esta nova música pode já servir para apontar para um próximo capítulo editorial. Depois de “Noite de Núpcias” ter aterrado nas principais plataformas digitais, o rosto de Xamã passou a surgir em destaque na principal playlist de rap brasileiro do Spotify, Boom Rap.


[Pink Siifu] “Wayans Bros.” feat. Peso Gordon (prod. ConQuest Tony Phillips)

É um daqueles álbuns que têm sonoridades para cada ocasião e isso reflecte-se na quantidade de singles que Pink Siifu se sentiu tentado a elevar por entre o alinhamento do seu GUMBO’!. Ao segundo tema do LP, entram em acção os “Wayans Bros.”, neste caso um trio composto pelo polímata do Alabama, o MC de Atlanta Peso Gordon e pelo praticamente desconhecido beatmaker ConQuest Tony Phillips. Arruaça em stereo do mais alto nível.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos