pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/11/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/11/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Westside Boogie] “Corner Stone Freestyle”

Tudo parecia bem encaminhado para recebermos um novo álbum de Westside Gunn quando, há quase um ano, o rapper convocou Joey Bada$$ para o assistir em “Outside”. Já em Maio deste ano, Eminem dava a “luz verde” ao seu pupilo da Shady Records para que este avançasse com o plano, embora “Float”, o segundo single do sucessor de Everything’s for Sale, apenas nos chegasse já no final de Setembro. Já as versões ao vivo para os inéditos “Nonchalant” e “Contradictions” surgiram no seu canal de YouTube durante o último mês.

Certamente se tratará de uma daquelas demoras burocráticas e habituais na indústria discográfica, até porque Westside Boogie atravessa um óptimo momento de forma e tem deixado bem assente a ideia de que tem rimas de sobra, para dar e vender. De forma a poder ir soltando algumas das páginas do seu rhymebook, o formato de freestyle tem sido uma forte aposta da sua parte e já gerou “Joe Exotic”, “Do 4 Love” ou até mesmo uma entrada num cypher da LVRN e da Rap Caviar. Com novos sentimentos à flor da pele, o artista de Compton não desilude e deixa patente a mestria emocional do seu pen game nos dois versos (com direito a troca de beat pelo meio) que compõem este “Corner Store Freestyle”.


[Ivan Conti Mamão] “Ferrolho de Besouro” feat. Síntese

Aos 75 anos, Ivan Conti é um dos músicos brasileiros mais prestigiados ainda em actividade. Em 2019, quebrou um longo jejum ao nível dos LPs em nome próprio quando levou Poison Fruit até à Far Out Recordings, editora que tem aberto as portas da Europa a um largo número de artistas do Brasil, entre os quais os veteraníssimos Azymuth, banda que divide com Kiko Continentino e Alex Malheiros. No final da semana que passou, o percussionista recebeu as vozes de Síntese e de Rodrigo Brandão no curta-duração Ivan Conti Mamão Encontra Síntese & Brandão, do qual fazem parte este “Ferrolho de Besouro” e ainda “Nosso Ninho”.


[Silk Sonic] “Fly As Me”

Já se fazem contas para medir os potenciais vencedores dos GRAMMYs 2022, cerimónia para a qual os Silk Sonic partem enquanto nomeados em quatro categorias distintas — Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance R&B e Melhor Canção R&B. Quase podemos assumir que a probabilidade de, no próximo dia 31 de Janeiro, Anderson .Paak e Bruno Mars saírem do Microsoft Theater de mãos a abanar é bastante reduzida, já que a dupla acaba de lançar o seu primeiro disco An Evening with Silk Sonic e até já “limpou” uns quantos galardões nas últimas edições do American Music Awards e do Soul Train Music Awards, este último que decorreu durante a noite de ontem e no qual o par participou de forma mais directa, ao interpretar ao vivo “Smokin Out The Window” e este “Fly As Me”.


[Giggs] “Differences” feat. Rowdy Rebel

Lançou a mixtape Now Or Never em 2020 e, depois disso, fomo-lo ouvindo a doar versos para projectos de Dave ou Meek Mill. Giggs regressou aos lançamentos durante a passada sexta-feira através do duplo single Differences / Innocent. Ambos os temas foram retratados em vídeo para o YouTube e o primeiro assenta numa parceria que traça um ponte transatlântica entre Peckham e Brooklyn ao ter o newcomer Rowdy Rebel como convidado.


[Wendigo] “GLOBALIST”

Os Spider Gang não estão para brincadeiras e têm vindo a orquestrar um plano com vista com vista ao domínio sobre a camada digital da sociedade. A lavagem cerebral dos demais processa-se graças aos vários conteúdos surgem regularmente nos seus canais, sendo este “GLOBALIST”, uma faixa avulso de Wendigo, a mais recente entrada nesse capítulo. Alem do rap de elevada inovação estética há ainda o videoclipe realizado por Troy The Editor, no qual podemos ver o artista rodeado dos seus pares — entre eles ize, cujo interessante álbum de estreia revimos aqui — a estudar a forma mais prática de conquistar o mundo físico.


[redveil] “04”

O Condado de Prince George, Maryland, pode gabar-se de ter uma nova voz no rap a exibir um grande potencial. redveil é sinónimo de hip hop abstracto com um cunho muito pessoal e que se expressa através das camadas mais poeirentas dentro do género, seja em cima de um beat drumless, boom bap ou trap, como é o caso deste “04”. Aos 17 anos e depois de ter lançado o belíssimo niagara, redveil tem estado próximo de Danny Brown ou $NOT e já vê a sua música ganhar tracção em diversas plataformas de streaming e comunicação, como são os casos do Spotify, Bandcamp, Complex, Lyrical Lemonade ou Audiomack.


[Remedy] “Crazy 8’s” feat. Method Man, Ghostface Killah, Inspectah Deck, Cappadonna, Masta Killa, Streetlife & Solomon Childs

Nasceu em 1970 no bairro de Staten Island, em Nova Iorque, e tinha apenas 17 anos quando foi chamado a integrar os Wu-Tang Killa Bees para a primeira compilação do grande colectivo de afiliados da turma de RZA e companhia. Hoje, com 51 anos, Remedy encontra-se a promover o seu mais recente trabalho, Remedy Meets Wu-Tang, que saiu no final da semana transacta e conta, claro, com a participação de muitos dos rostos mais emblemáticos dos Wu-Tang Clan. “Crazy 8’s” é a cypher de luxo que apimenta o LP de 14 temas e conta com um vídeo assinado por Rock Davis.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos