pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/11/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/11/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[St. Panther] “Greatness”

St. Panther trocou-nos as voltas por completo com o seu último tema, que parece também apontar para um novo trabalho. Em “Greatness”, a jovem artista californiana descola-se do registo com que se havia apresentado no debutante These Days e enverga pela via da batida mais digitalizada e dos versos debitados em rap para celebrar a primeira onda de sucessos alcançados no período que sucedeu à edição do seu curta-duração de apresentação. O cunho habitual não ficou, porém, esquecido e surge representado em “Places“, o lado B que acompanha “Greatness” nas plataformas digitais e que desperta novamente um lado mais sombrio da estética soul, que deixou especial saudade após o desaparecimento precoce de Amy Winehouse.


[DJ Harrison] “Cosmos” feat. Pink Siifu

DJ Harrison é um dos nomes que se seguem na agenda da Stones Throw, com o músico e produtor de Richmond, Virginia, a regressar ao selo de Los Angeles já no dia 3 de Dezembro para carimbar Tales from the Old Dominion. Depois de se exibir a solo em “Be Better” e “City Lights“, Devonne Harris chega acompanhado ao terceiro avanço do seu próximo projecto, neste caso pelo prolífico MC Pink Siifu, a quem já tinha cedido instrumentais seus por alturas de GUMBO’!


[Earl Sweatshirt] “2010” (prod. Black Noi$e)

Como se de um verdadeiro culto se tratasse, há pelas malhas digitais um largo número de cibernautas a seguir religiosamente um trilho de migalhas divinas — dos curtíssimos álbuns aos temas avulso — que Earl Sweatshirt vai largando. É no seio dessa mesma irmandade que se vão gerando os primeiros rumores de que “2010” é até um cartão de visita para o muito aguardado sucessor de Some Rap Songs. Quer a linha desta meta se corte ou seja anulada por falsa partida, a verdade é que “2010” é uma odisseia de quase três minutos com conteúdo poético mais do que suficiente para ser um desses discos que brotam a cada canto nos dias que correm, com o rapper a mostrar de que são feitos os alicerces em que a sua turbulenta e admirável carreira assentam. A faixa tem a produção de Black Noi$e, o primeiro e, para já, único artista convidado por Earl para integrar a sua Tan Cressida, ele que se estreou no ano passado com o longa-duração OBLIVION.


[OrelSan] “L’odeur de l’essence”

Foram vários os protestos a que assistimos um pouco por todo o mundo por alturas da última COP26. Poucos dias após o fim do ciclo de conferências, que teve lugar em Glasgow, OrelSan foi ainda mais longe e decidiu elevar o protesto a música combativa com este “L’odeur de l’essence”, uma revolta comum a cada vez mais pessoas, dadas as meias medidas e os passos de caracol propostos pelos nossos líderes como solução a um problema de enorme urgência: salvar o planeta e garantir futuro às gerações vindouras.


[Smino] “I Deserve” feat. NOS

Quem melhor do que Smino para representar a essência da Motown numa era em que o hip hop e seus derivados estão na base do consumo musical à escala global? O artista de St. Louis, Missouri, assinou um contrato de distribuição com o lendário selo da música soul e junta-se agora a um elenco ao qual pertencem também Vince Staples ou Migos. “I Deserve” é o primeiro resultado desta união, tem a produção de Kal Banx e Wu10 e ainda contou com o input de NOS.


[Father] “Bichon Frise”

Se tentarem perfurar até uma das camadas mais profundas da Internet à procura de novas sugestões musicais, o nome de Father pode muito bem ser um dos resultados obtidos com maior frequência. MC e produtor oriundo de Atlanta, o também fundador da Awful Records deu a conhecer “Bichon Frise” há pouco mais de um mês e foi quase imediatamente parar aos destaques da Pitchfork. Na semana transacta, foi a vez do videoclipe, assinado por Mountain Durag, aterrar no YouTube.


[Cookin Soul] “Mac Miller x Prodigy Freestyle”

A componente xamânica presente nos beats de Cookin Soul tem ajudado a ressuscitar lembranças de alguns dos maiores e mais recentes vultos do hip hop. Depois de tributos a Big L, Big Pun, Notorious B.I.G. ou MF DOOM prestados durante o último ano, o produtor espanhol recriou há dias um momento que teve tanto de raro como de épico, quando, em 2013, Mac Miller e Prodigy trocaram versos em directo na rubrica Toca Tuesdays.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos