Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
https://youtu.be/ARCoammFgtY
[Milkavelli] “Run It” feat. Lee Scott & Playboi Carti
“Run It” traz-nos Milkavelli, Lee Scott e Playboi Carti na mesma faixa. “Mas como assim?!” Depois de moderado o nível de espanto, vale a pena salientar as dinâmicas que o autor de CULT MEMBER tem vindo a estabelecer nos bastidores, ele que já havia colaborado com Lil Peep ou ILoveMakonnen e é (ou foi) uma figura próxima de Skepta ou da A$AP Mob, cujo nome do malogrado fundador, Yams, leva consigo tatuado no lado direito da testa.
Já Lee Scott, que tem acolhido o rapper de Londres na sua Blah Records e com quem já contracenou musicalmente por inúmeras vezes, surge naquele que pode muito bem ser o avanço inaugural do tão esperado segundo álbum de Milkavelli, que há cerca de um ano tinha confirmado as presenças de Carti e Lil Peep no seu próximo projecto a solo.
[reggie] “AVALANCHE” feat. Smino
Também o novato reggie teve direito a uma colaboração sonante nos últimos dias, já que Smino, um dos preciosos fragmentos que apanhámos durante a última grande explosão rap a partir de Chicago, auxilia o artista texano no seu mais recente single. “AVALANCHE” sucede a “Southside Fade“, “Ain’t Gon Stop Me” e “I Don’t Wanna Feel No More” e deixa-nos ainda mais expectantes para aquele que será o primeiro LP do MC que, em Maio último, espalhou magia pelo palco do A COLORS SHOW.
[Chester Watson] “Ronin”
O surrealista Chester Watson até já tinha lançado um disco este ano — 1997 contou com a participação de gente como Danny Brown ou Psymun — porém, a chegada do videoclipe para “Ronin” leva-o de volta ao críptico A Japanese Horror Film, editado em Outubro de 2020. Uma boa desculpa para regressar a um pseudo-clássico da camada hip hop que reside no Bandcamp, inspirado por grandes vultos da cena alternativa como MF DOOM ou Nujabes e que à data capturou também os talentos vocais de Dua Saleh ou Salami Rose Joe Louis.
[Sainté] “Summer Is Blue” feat. A2 & Knucks
É natural de Leicester, lançou “Champagne Shots” no arranque de 2020 e virou um Local MVP à boleia desse seu primeiro grande êxito. Agora está em destaque na Complex UK, publicação que assumiu a estreia deste seu novo “Summer Is Blue”: o tema vai integrar um novo EP do rapper com o mesmo título e conta com contribuições de A2 e do irreverente esteticista do drill britânico Knucks.
[King Kashmere] “Soul Calibur” (prod. Alecs DeLarge)
Há batalhas das quais saímos sempre a perder — “Tryna feel something / It costed me an eyeball and it revealed nothing” — mas isso nunca poderá ser motivo para deitar a toalha ao chão logo à partida — “Tryna swim upstream / I’m tryna give a shit”. Importa é que King Kashmere não largue o microfone nesta fase de novo fulgor na sua carreira, ele que tem vindo a dosear o seu veneno em faixas soltas como “Maybe” ou “Arm Leg“. O produtor Alecs DeLarge acompanha o MC britânico em “Soul Calibur”, o quarto single que assina em 2021. Virá aí álbum?
[Pink Siifu] “Big Ole” feat. BbyMutha (prod. Conquest Tony Phillips)
Não há barreiras que limitem o talento de Pink Siifu, nome em destaque no panorama hip hop mas cuja marca-de-água se estende a outras coordenadas, como o punk ou o neo-soul. O seu mais recente álbum, GUMBO’!, cobre praticamente todos esses terrenos pelos quais o vimos deambular em projectos anteriores e é neste momento a sua obra mais versátil. Na mesma semana em que concedeu uma entrevista a Anthony Fantano à porta da maternidade depois de ter sido pai de gémeos, o artista do Alabama partilhou a componente visual para “Big Ole”, o tema que o junta à mais bossy das mulheres do trap, Bbymutha, que surge no videoclipe junto do seu mais que tudo, Fly Anakin, com quem Siifu dividiu os seus dois últimos discos, FlySiifu’s e $mokebreak.
[ZillaKami] “BLEACH” feat. Denzel Curry
Foi colocado no mesmo patamar que MONTERO e Black Encyclopedia of the Air pela The FADER através de uma lista com “seis projectos que deves de ouvir imediatamente” há um par de semanas. DOG BOY foi o LP que nos deu a conhecer ZillaKami em nome próprio pela primeira vez, ele que vinha a causar estragos através da dupla que forma com SosMula, os City Morgue. Lil Uzi Vert e Denzel Curry foram os únicos dois convidados a alinhar entre as 15 faixas do trabalho, sendo que o último já havia trocado versos com o rapper de Nova Iorque em mais três ocasiões, nos temas “DRAINO“, “EVIL TWIN” e “VENGEANCE | VENGEANCE“.