pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 20/09/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 20/09/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Baby Keem] “first order of business”

Devia ser crime soltar um “obnoxious” com aquela entoação de “gugu-dada” em cima de uma batida destas, tão minimal e ao mesmo tempo tão rica em texturas. A inocência que Baby Keem consegue demonstrar neste momento em estúdio será certamente motivo de inveja por parte de todos aqueles que já gozam de um certo tipo de atenção mediática. É esse o lado mágico de The Melodic Blue, um álbum que quer quebrar concepções no que toca ao que temos em conta como “beats para rap” e é inventivo e descontraído sem nunca descuidar todo o profissionalismo auditivo e visual que Kendrick Lamar e Dave East querem para a sua pgLang.


[Wiki] “Promised” feat. MIKE (prod. Navy Blue)

Está cada vez mais convergente a camada underground do rap norte-americano e aqueles que, à partida, só colaborariam nos nossos melhores sonhos vão-se cruzando em faixas ou discos aqui e ali. Dois dos que melhor se movimentam pelos túneis são Wiki e Navy Blue, que muito em breve vão editar o primeiro álbum enquanto dupla de MC-produtor, respectivamente. E nestas reuniões há sempre espaço para trazer um amigo ou outro, algo que acontece em “Promised”, que tem MIKE a acompanhar o ex-Ratking e a assinar o segundo “obnoxious” da tarde para nosso deleito.


[CMPND] “The Culprit”

Complicam-nos sempre a vida os britânicos. De um lado tínhamos “YEAYEAYEA“, de Stinkin Slumrok, do outro este “The Culprit”, dos CMPND. Na impossibilidade logística de abranger os dois, destaca-se o segundo single do ano por parte do trio formado por Wundrop, Kemastry e Vitamin G e que pertence às fileiras da High Focus Records. “The Culprit” é dose diária recomendada de suspense musical e pode até já estar a ser usada pelo grupo como forma de amanhar o terreno para o sucessor de Eagle Court, editado há praticamente dois anos.


[Gabe ‘Nandez] “Pest”

É um dos nomes que integram a POW Recordings, selo californiano gerido pelo caça-talentos do rap americano Jeff Weiss e foi por lá que lançou o seu mais recente curta-duração, Seven, do qual salta este “Pest”, cujo videoclipe nos chegou há uma semana. O rapper de Nova Iorque tem um cunho muito pessoal na forma como aborda o microfone e pode ser peça possível de se encaixar num puzzle que já conte com as presenças de Ka ou Navy Blue.


[Ahnist] “Catch Me” (prod. ICYTWAT)

A produção de ICYTWAT trouxe-nos até aqui e a surpresa foi agradável. Em “Catch Me”, Ahnist assina um bom número de versos consistentes e apresenta-se com um videoclipe credível, um tipo de execução mais típico de quem faz isto de forma mais rotineira, apesar de ter passado os últimos dois anos mais parado e se assumir também como autor e vlogger. O tema “LEVITATE” ou a sua remistura para “Lay Wit Ya” são alguns dos seus mais recentes pontos altos.


[THERAVADA] “I Keep Having Visions” (prod. Ahwlee)

A arte sempre casou bem com os enigmas que residem entre as histórias de culturas como as do budismo ou da antiga Grécia. THERAVADA não passa ao lado nessa sempre pertinente tarefa de reflectir os problemas actuais através de ensinamentos passados e o LP que editou logo no arranque de 2021 é um reflexo disso mesmo. O rapper e produtor de Nova Iorque trouxe-nos XENOPHON através da sua 2000 ENT., a casa editorial que divide com Rob Chambers, e parece já estar pronto a seguir para uma nova paragem, já que deu a conhecer este novíssimo “I Keep Having Visions” no final da semana transacta. O instrumental é da autoria de Ahwlee, nome que temos visto referenciado em produções para gente como Pink Siifu, Mick Jenkins ou ZelooperZ.


[Kid Cudi] “Mr. Solo Dolo III”

Há actividades recreativas que nos ajudam a levitar e não é por acaso que a cabeça de Kid Cudi está sempre numa rota gravitacional em torno da Lua. O videoclipe para “Mr. Solo Dolo III” surge a três meses de se completar o primeiro aniversário daquele que foi o capítulo que dá a trilogia Man on the Moon por encerrada. O momento para lançar esta peça não podia ser melhor, já que o veterano de Cleveland, Ohio, vem de uma incrível jornada que o levou a ingressar numa mão-cheia de projectos que podem muito bem concorrer a discos do ano — Donda, Certified Lover Boy, All In, Faith e Slime Language 2 contaram com o input de Scott Mescudi.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos