pub

Publicado a: 06/07/2015

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 06/07/2015

 

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


 

[Kendrick Lamar] “Alright”

É na ressaca pós-BET Awards que Kendrick aproveita todo o hype da sua grande actuação para lançar um novo vídeo. Depois do game changer que foi To Pimp A Butterfly, ataca agora na categoria dos videoclipes do ano. Assume estar acima de qualquer coisa, seja num carro a ser carregado por polícias, a levitar pelas ruas ou em cima de um poste, destaca-se. A posição é de sonho e ele celebra-a.

 


 

[Redman feat. Mr. Yellow] “Somebody Got Robbd”

De volta ao block com Redman, numa faixa onde roubar é a palavra de ordem. O lendário rapper de Nova Jersey mantem uma postura underground neste tema, ao lado de Mr. Yellow, que vai estar incluído no próximo longa duração The Preload. Cru, directo e agressivo. É o que podemos esperar deste MC que, assumindo a mesma atitude dos 90s, nos consegue fazer abanar a cabeça como se ainda estivéssemos a ouvir “Tonight’s Da Night“.

 


 

[Lucki Eck$] “Lowlife”

É no conteúdo monótono (flow, beat e vídeo bastante repetitivos) que vemos a essência deste tema, a de um lowlifer. Pelo bairro, com a cabeça às voltas, Lucki retrata-nos um lado diferente de Chicago, onde o ambiente não é festivo, bem pelo contrário, demasiado depressivo. Apenas acompanhado de meia dúzia de amigos que deambulam com ele, algumas caretas de esforço para a câmara como se até rimar fosse também um grande esforço para alguém que se encontra preso a uma rotina que consiste em fazer qualquer coisa para ficar pedrado. São estas as cores que pairam sobre a vida do jovem Lucki Eck$.

 


 

[Vince Staples] “Señorita & Lift Me Up – Live @ Jimmy Kimmel”

Summertime ’06 está a ser uma das grandes surpresas do ano e, com ele, muitas das atenções dos media se viraram para o jovem de Long Beach. Com um background bastante sombrio que o liga a actos de criminalidade, é no rap que Vince descarrega toda a sua mágoa. “Senõrita” foi o primeiro single deste último projecto, que já conta com uma versão em vídeo bastante elaborada, enquanto que “Lift Me Up” se encontra apenas disponível no álbum. Foram estes os dois temas que Vince Staples escolheu para subir ao palco com uma grande atitude no show de Jimmy Kimmel.

 


 

[Meek Mill] “5 Fingers of Death Freestyle @ Sway In The Morning”

Meek Mill surge com grande atitude no programa de Sway. Não só pela disponibilidade e vontade demonstrada ao entrar em todos os cinco beats do desafio, como pela quantidade de rimas que ainda conseguiu cuspir acapella. São cerca de 11 minutos de rap, seja improvisado ou com letras feitas, é assim que um MC deve vir preparado para entrar em cena. Thumbs up.

 


 

 

[Miguel] Wildheart Chapter 1: “Find What You Love And Let It Kill You”

Deu-nos um grande single com o respectivo vídeo e semanas depois edita o seu último projecto, mais ambicioso que o anterior, como seria de esperar. Se isto são motivos para ficar feliz? São. Mas e se Miguel nos disser que vai criar uma curta metragem em torno de todo o conceito do álbum? Melhor ainda! Se pensavam ter visto tudo no teledisco de “Coffee” enganaram-se. É muito mais do que isso.

Esta é apenas a primeira parte da “saga”. Miguel explora a temática do amor, sexo e sensualidade de uma forma única que ganha contornos extasiantes à medida que a sua voz encaixa no instrumental, proferindo palavras carregadas de desejo. Desejo esse que o leva à loucura de “…goingtohell”, o primeiro tema do vídeo onde o amor é a única coisa que o pode salvar por entre riffs de guitarra depressivos e teclas psicadélicas que remetem à loucura de quem se encontra preparado para perder a vida por esse amor. Eis que “Coffee” entra em cena. Calmo, e até brincalhão, Miguel descreve-nos um cenário de sexo, boa disposição e fantasia em mais um trecho de vídeo que nos faz sonhar ou relembrar todo o jogo de sedução que existe entre um casal, só ao alcance de quem se encontra realmente apaixonado. São quase cinco minutos de puro prazer que acabam na despreocupação sentimental de uma atitude de player com a faixa final “NWA”, que conta com a participação de Kurupt num lowrider bem ao estilo West Coast que, juntamente com toda a instrumentalização, se torna num numa espécie G Funk renovado que parece ter saído dum western dos tempos modernos à medida que vemos Miguel andar pela rua deserta com uma atitude à cowboy.

 


 

[Thelonious Martin] “Wrong Or Right”

Mais um tema de Wunderkid, o álbum lançado em Dezembro passado. O produtor tem insistido em criar vídeos para os vários temas do projecto, sendo desta vez “Wrong Or Right” a faixa escolhida, instrumental para variar. Não se deixando ficar apelas pelo sampling, Thelonious Martin contou com vários músicos pelo álbum. Nesta track destaca-se o baixo a dar grande profundidade à música e a guitarra dirty com boas linhas linhas de blues rock.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos