Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Tyler, The Creator] “LUMBERJACK”
Tyler, The Creator tem-se reencontrado com o rap nos últimos tempos e “LUMBERJACK” é a sua mais recente investida a solo no formato no qual se notabilizou entre a turma dos Odd Future. Call Me If You Get Lost é o disco ao qual o seu mais recente single vai pertencer e a edição acontece já esta sexta-feira, dia 25 de Junho. Mais maduro, com o primeiro GRAMMY no currículo e a língua audivelmente afiada, tudo aponta para que este seja um dos grandes lançamentos a acontecer em 2021.
[Vince Staples] “LAW OF AVERAGES”
E se Tyler pode ter um dos discos do ano em mãos, Vince Staples há-de ter dois, tal como avançámos por cá durante a manhã de hoje. O rapper californiano deu o primeiro sinal de vida em 2021 com este “LAW OF AVERAGES” e anunciou ter um par de novos projectos musicais na calha para os meses que se avizinham — Vince Staples e Ramona Park Broke My Heart ainda não têm data de edição definida — bem como uma série para a Netflix. É obra.
[MIKE] “Spiral”
Saiu hoje Disco!, um novo trabalho de MIKE, o que significa que entrámos oficialmente no Verão. Sideshow e Assia são os dois convidados chamados pelo rapper de Nova Iorque para o sucessor de weight of the world, que compila um total de 17 faixas, todas elas produzidas por si sob o pseudónimo dj blackpower. “Spiral” foi o mais recente single avançado por MIKE antes do LP ter chegado ao mercado, dado a conhecer um dia depois de uma actuação para o Brooklyn Vegan, que está disponível no YouTube e na qual podemos escutar alguns destes novos temas ao vivo.
[Jean Dawson] “Dummy”
Inventado por negros e popularizado por brancos, o rock tem vindo a regressar às suas origens nestes últimos anos. As novas ligações ao hip hop são uma consequência disso e Jean Dawson tem vindo a saber representar os dois géneros nas suas obras. Lançado em 2020, o seu último álbum intitula-se Pixel Bath e contou com uma participação do astro A$AP Rocky — é lá onde podem também encontrar este “Dummy”, que conta agora com um videoclipe assinado pela dupla Mowgly Lee e Bradley Calder.
[Kenny Mason] “Play Ball”
É uma pena não termos tido “Play Ball” em alguma das bandas sonoras de Tony Hawk’s Pro Skater no início do presente milénio. Tal como Jean Dawson, também Kenny Mason evoca algum desse espírito que reside na casa do rock naquele que foi um dos temas bónus da reedição do seu longa-duração de apresentação, Angelic Hoodrat: Supercut, no qual participaram nomes de primeira linha da cena rap como Denzel Curry ou Freddie Gibbs.
[Datkid & Illinformed] “Line It Up”
Assinou raps de contornos clássicos em Confessions Of A Crud Lord e, dois anos depois, está de volta ao formato de LP. O MC ex-Split Prophets juntou-se ao produtor Illinformed para dar vida a um novo projecto que volta a sair com a chancela da High Focus Records. WAKMO é o álbum de hip hop britânico que devem colocar em rotação nos próximos dias e “Line It Up” o seu mais recente single.
[Don Toliver] “Drugs N Hella Melodies” feat. Kali Uchis
Nabil volta a dirigir uma nova peça visual para Don Toliver um mês após “What You Need“. Ambas as faixas servem de avanços para L.O.A.D., o segundo álbum do rapper e cantor de Houston, Texas, que é esperado para sair durante o mês de Julho. A talentosa Kali Uchis, que este mês se mostrou sin miedo do formato acústico, junta-se a Don numa canção de “sexo cheio de adrenalina”.