pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/02/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 08/02/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[SP Deville] “Baza Lá”

Em 2006, SP & Wilson tinham tudo nas mãos para se tornarem num caso sério do hip hop nacional, até então praticamente estagnado a nível de sonoridades — Pratica(mente) e Projecto Mary Witch tinham saído nesse mesmo ano e estas eram provavelmente as únicas três agulhas no meio de um palheiro que só se viria a modernizar definitivamente na década seguinte. O beatbox incorporado em batidas 100% digitais, os flows frenéticos e até os míticos e raros freestyles da dupla, que iam surgindo clandestinamente na Internet, tornavam-nos numa espécie de ex-libris da Footmovin’ Records, a editora independente que reinava à época no mercado.

Apesar de ter sido o principal rosto por detrás do projecto, bem como dos Makongo, e de ter dado inúmeras provas a solo do talento que lhe corre no sangue, a verdade é que Portugal parece continuar a não saber escutar — talvez por não o merecer… — SP Deville. Produtor de mão-cheia e autor de versos incisivos que são capazes de tocar nas feridas mais profundas, Pedro Sousa vai e vem entre faixas, discos ou até mesmo entre Lisboa e Londres. Depois de ter retirado algum catálogo das plataformas digitais e apagado páginas de redes sociais, o amor pelo movimento hip hop fê-lo regressar uma vez mais, conforme demos nota por aqui. Agora, o esperado terceiro volume de It’s Deville Bitches parece estar mesmo na calha. Manda vir!


[Marlowe] “Small Business”

L’Orange e Solemn Brigham voltaram a cruzar-se no psicadélico universo de Marlowe, dupla que em 2018 trouxe uma lufada de ar fresco à Mello Music Group com um disco de estreia homónimo. A nova reunião entre produtor e MC deu-se no Verão passado com um não menos impressionante Marlowe 2, do qual salta agora este vídeo carregado de camadas trippy para alucinar sem sair do lugar.


[bbno$ & diamond pistols] “help herself”

Provavelmente o newcomer que mais mercado conquistou à boleia do TikTok, bbno$ é um poço de criatividade e conta cinco álbuns e uma carrada de singles editados nos últimos três anos. “help herself” é a sua primeira amostra musical em 2021 e sucede a “Wawawa“, faixa que o voltou a juntar a Y2K e recuperou o mote de “Lalala“, a canção viral que criaram juntos em 2019.


[DK & OLX] 82% ep

Os “brabos” da JODO continuam a viver sem intervalos e a mostrar novos conteúdos a um ritmo fulminante através do canal que gerem no YouTube. Na mais recente aposta audiovisual do colectivo brasileiro, 82% ep, DK e OLX reúnem três novas faixas que metem em sentido qualquer militante do circuito underground, numa curta amostra de pouco mais de quatro minutos pela qual percorrem as latitudes do trap e do boom bap de baixa fidelidade.


[Da$h & Man-Z] “IRON”

Seja qual for a sonoridade dentro do hip hop, Da$h está sempre disposto a actuar. Em 2020 deixou o trap ainda mais necrófago com Walk The Plank e BETA e agora regressa ao submundo do boom bap neste “IRON”, tema produzido por Soul.EXE e dividido com Man-Z. A julgar pelo seu trajecto nos últimos anos, a pergunta que se coloca é: vem aí novo álbum?


[Amani & King Vision Ultra] “Scrapes” feat. E L U C I D

Foi um dos rappers que mais deslumbrou no ano passado, com uma escrita densa que destilou por discos como Shrines (ao lado de billy woods enquanto Armand hammer) e Don’t Play It Straight (junto de The Lasso na dupla Small Bills). Pelo meio deixou também dedadas em An Unknown Infinite, o LP que “casou” Amani e King Vision Ultra no mesmo alinhamento em Agosto e que agora viu nascer o videoclipe para este “Scrapes”.


[Megan Thee Stallion] “Cry Baby” feat. DaBaby

Se olharmos para o ecossistema do rap como um conjunto de empresas, DaBaby é talvez a marca mais bem cotada no mercado neste momento. Dono de um trajecto curto mas em clara e constante ascensão, o autor de Blame It On Baby era o nome mais lógico para contracenar com Megan Thee Stallion no tema “Cry Baby” que integrou o seu último Good News. Por mais quente que seja o momento que Hot Girl Meg atravessa, não há como resistir à entrada a pés juntos do artista de Charlotte, Carolina do Norte.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos