pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/12/2020

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/12/2020

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Cult Of The Damned] “Gung Foo” & “Worship” feat. CLBRKS

Não surgem muitas vezes mas quando o fazem é em grande, ou não fossem eles um colectivo de culto que alberga mais de uma dezena de membros. Os Cult Of The Damned lançaram um par de novos singles, acompanhados por um longo vídeo assinado por Honey JD, que retrata uma espécie de residência artística do grupo num complexo de pré-fabricados semi-abandonado. Lee Scott, Black Josh, Stinkin Slumrok, Milkavelli ou Sleazy F Baby surgem em boa forma neste desfile de versos sombrios, com CLBRKS também em destaque ao ser convidado pela primeira vez pelos COTD, ele que foi a grande revelação de 2020 por parte da Blah Records em 2020. “Gung Foo” e “Worship” antecipam ainda The Church Of, um projecto de maior dimensão que irá suceder a Cult Of The Damned (2015) e Part Deux: Brick Pelican Posse Crew Gang Syndicate (2018).


[Greentea Peng] “Spells”

Introspectiva mas sempre dançante. Greentea Peng celebrou o seu último aniversário com este “Spells”, um tema envolto numa neblina mística, que se dissipa entre as cadências afro-caribenhas ditadas pela produção a quatro mãos de KIKO e SAMO, e que foi escrito por volta da altura em que se encontrava a trabalhar em SENSI, o EP que ditou a sua estreia em 2018.


[Jazz Cartier] “Basement” & “Cuzzi’s Revenge”

O trapper que mais gosta de flores desceu às sombras no seu mais recente single. “Basement” — que termina com um trecho de “Cuzzi’s Revenge” — sucede a “Itchin’ for a Lick” e “Disclosure” naquela que parece ser uma jornada que irá levar Jazz Cartier até um novo LP. À Earmilk, o canadiano explicou que esta será a sua “reintrodução” enquanto artista, ele que entrou em disputa com a Universal Music Canada após Fleurever, o álbum de estreia. O título da obra está ainda no segredo dos Deuses mas a sua edição deverá ocorrer em breve, no arranque de 2021.


[Rico Nasty] “STFU”

Foi o destaque da sexta-feira passada. Em dia de lançamentos, Rico Nasty inscreveu o seu nome num álbum pela primeira vez, juntamente com a amostra de um novo videoclipe. “STFU” é agora o quinto single de Nightmare Vacation e parte de uma produção da dupla Take a Daytrip. O realizador Spudds McKenzie foi o responsável por meter a MC de Maryland numa série de duelos clandestinos da qual saiu 100% vitoriosa.


[NxWorries] Ao Vivo @ Double Happiness

Double Happiness é o nome de um novo festival que nasceu nas malhas da Internet mas é também aquilo que sentimos quando os destinos de Anderson .Paak e Knxwledge se cruzam, na dupla NxWorries. O regresso dos dois amigos a um palco surge numa altura em que muito se especula sobre um possível segundo álbum, projecto que o rapper e cantor de Oxnard, Califórnia, já revelou estar nos planos. “Scared Money”, “Lyk Dis” e “Suede” são as três canções de Yes Lawd! que a dupla levou até ao Double Happiness, mas há ainda uma faixa inédita e uma pequena conversa a emergir num outro vídeo, não oficial, captado durante a transmissão do espectáculo.


[Saturday Night Live] “Stu”

Stu (interpretado por Pete Davidson) quer aquilo que quase toda a gente deseja neste momento: uma Playstation 5. É isso que o move a redigir uma carta destinada ao Pai Natal (Jason Bateman) nesta recriação de “Stan”, um clássico de Eminem. Kate McKinnon, Bowen Yang e uma outra surpresa surgem também nesta peça hilariante criada pelo Saturday Night Live. Para não nos desfazermos em mais spoilers, o melhor é assistirem vocês mesmos.


[Cookin Soul & MF DOOM] “A lil Xmas Tree”

Já fez dois anos desde que o Cookin Soul fez de MF DOOM um vilão natalício. Em DOOM XMAS, o produtor espanhol revisitou algumas das melhores barras do MC da máscara de ferro e deu-lhes um toque propício à época, recuperando samples de The Grinch ou de Nat King Cole para os instrumentais durante o processo. “A lil Xmas Tree”, cujo verso de DOOM foi originalmente gravado para “Rock Co.Kane Flow“, dos De La Soul, não é uma novidade, mas conta agora, pela primeira vez, com um acompanhamento visual, criado por Teriyaki Donut.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos