pub

Publicado a: 04/10/2015

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 04/10/2015

[FOTO] Direitos Reservados

 

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


 

 

[ANDERSON .PAAK FEAT. ASHER ROTH & DONNIE TRUMPET] “Make It Work (Prod. Blended Babies)”
(The Anderson .Paak EP, BBMG)

Foi com grande alegria que o Rimas e Batidas abraçou e escutou o novo EP deste MC californiano, noticiado aqui, nesta vossa casa, durante a presente semana. Este é o tratamento visual de um do temas que fazem parte do curta duração que veio, certamente, alegrar os dias de quem procura, na música que ouve, um rasto de soul e funk. Soul e funk esses, que, no caso de Anderson .Paak, são sempre tratados de forma especial e carinhosa. O homem faz amor com a sua música! Os toques de seda presentes na sua voz, o groove que provem do instrumental dos Blended Babies, Donnie Trumpet e Asher Roth como convidados, num tema que nos fala de romance. Não serão estas razões suficientes para nos apaixonarmos, uma vez mais, por uma música?

Todo este funk de outra galáxia a culminar com um videoclipe cheio de cor e efeitos que nos transportam para outras dimensões. Embarquem na nave, deixem-se levar e aproveitem para espreitar o restante EP do homem que mereceu grande destque por parte de Dr. Dre naquele que, provavelmente, foi o seu último álbum.

 


 

[LEATHER CORDUROYS] “We Don’t Know How To Stop (Prod. Two Fresh)”

Tema bass vibrante vindo de terras comuns a Drake e Future. Este duo de Chicago, pertencente à crew SaveMoney, onde militam também Vic Mensa ou Chance The Rapper, traz-nos a versão vídeo do último single lançado à cerca de um mês. Depois de um bem recebido Season, surgem agora num nível mais raw, proveniente da zona mais profunda e escura da cena bass. Não é surpresa que a Noisey não tenha deixado fugir este tema ao seu repertório de vídeos, com os dois MCs numa partida de esgrima em cima do instrumental inquietante de Two Fresh. Falam do hustle, do dinheiro, da concorrência ou mesmo de hoes. Vale tudo quando se trata de um desabafo para aliviar o corpo e a mente destes dois jovens. E o melhor no meio disto, eles não sabem como parar.

 


 

[SEMI HENDRIX] “Breakfast at Banksy’s”

Grupo novo, caras antigas. Ras Kass é o MC de serviço neste exercício de malabarismos verbais, ele que é um dos pesos pesados de Los Angeles, chegando mesmo a ser considerado por Dr. Dre como um dos melhores 5 rappers no activo. Jack Splash, a outra metade do duo, também ele de L.A., apesar de passar mais despercebido pelos media, é já detentor de três Grammys em duas mãos cheias de nomeações. Tendo já trabalhado com Kendrick Lamar ou Alicia Keys, entre tantos outros.

Este é o primeiro tema adiantado para o álbum de estreia com o mesmo nome. Em jeito de paródia, ao estilo Dismaland de Banksy, aproveitam a ocasião para nos espetar com mais um single que poderia muito bem ser uma música de fundo deste estranho e maravilhoso mundo criado pelo artista inglês. “Bukowski” promete dar um abanão nos vossos speakers com sonoridades típicas da Disney, numa espécie de tareia lírica imprópria para os mais pequenotes. Conta ainda com cuts do DJ dos Slipknot, Starscream.

Nota para o nome da dupla, que traduzido dá um curioso “Meio Hendrix”, e para todo o artwork em volta das versões físicas do projecto que podem ser vistas e adquiridas na loja da label.

 


 

[JACK DANZ] “Schools Out”

Um minuto certo de introdução no vídeo com a devida recompensa no campo do som numa entrada a matar do MC de Leeds, com um flow extremamente viciante e um jogo de rimas fora do comum. Fortes influências do boom bap, aqui, transformado numa batida sombria e minimal, assinada pelo próprio, que é também o responsável pela produção de grande parte do LP estreado a semana passada.

Sem qualquer projecto antecessor, Jack Danz promete dar cartas na cena underground UK com este single que nos deixa com vontade de ouvir o restante set de faixas. Preparem-se para sonoridades meio dark e delicadas, sem nunca se desviar das leis gravíticas do hip hop.

 


 

[CULT OF THE DAMMNED] “Cult of The Damned (Prod. Col. Mustard & Reklews)”

Lee Sott marca presença em mais um supergrupo britânico. E de super agora tem muito mais, pelo menos em tamanho. São pelo menos 10 membros que apostam em fazer história e lançar mais um clássico para as ruas à semelhança do que aconteceu com Cult Mountain. Aqui a aposta é diferente, o boom bap volta ao repertório mas em contornos de horror. De volta ao conceito do vinil standard para um single de hip hop. Tema, instrumental e acappela de um lado, três temas novos no outro. Fazem deste projecto um must have para todos os coleccionadores e amantes do formato. A edição está agendada para dia 12 de Outubro e deste lado vamos aguardando até a nossa dose estar pronta a consumir. Overdose de hardcore.

 


https://youtu.be/n6lxQ6JwlVY

 

[TYLER, THE CREATOR] “Buffalo”
(Cherry Bomb, Odd Future Records)

Vídeo com alguma polémica à mistura, Tyler continua em querer inovar e chocar com todo o conceito à volta da sua música e da sua persona. O segundo tema de Cherry Bomb é um ataque direccionado a várias frentes, sem qualquer tipo de misericórdias ou retrocessos nos seus actos. Este foi sem dúvida um dos álbuns mais importantes do ano, que apesar de acusar alguma abordagem à pop nenhum mérito se lhe pode retirar.

Como o próprio refere num tweet em Abril, “…tinha de adereçar algumas coisas.”, os ajustes de contas que Tyler gosta de colocar num som para que a sua mensagem passe sempre bem clara.

Um bocado de comédia à mistura antes de dar o salto para “Find Your Wings”, que infelizmente não conta com a presença física do grande Roy Ayers no meio daquela orquestra montada por Tyler, mas com os devidos créditos assinalados. O mesmo já não acontece com Syd da Kyd, cara dos The Internet, que apesar de toda a controvérsia gerada com o final dos Odd Future se mantém perto do rapper, mostrando que o fim do grupo não afectou as relações e os laços de amizade que por lá existiam.

 


 

[MED/BLU/MADLIB FEAT. MF DOOM] “Knock Knock”
(Bad Neighbor, BangYaHead Records)

Pequeno teaser ou MF Doom a assumir a titularidade? Não sei, mas é bom na mesma. Digo isto porque o single completo não conta apenas com a presença de Doom, logicamente. E não quero estar a dizer que MED e Blu estão em falta para com o vídeo porque ele brilha de qualquer das formas. Uma das parcerias que vai dar que falar estreia o álbum no final deste mês e dá-nos a provar um bocado do conceito que os levou à criação deste projecto.

Tema curto que pode ser ouvido na integra também no YouTube, a esfregar-nos nos ouvidos um funk futurístico aos comandos da voz do mítico MF Doom sob a forma de desenho animado. Que termina exactamente na parte em que entrariam os outros dois MCs. Madlib não se pode queixar do mesmo já que é ele quem assina este beat, tal como os restantes do álbum. Fica a nota desta pequena brincadeira, em tom de homenagem, que o trio faz a Doom face à sua importância na evolução do hip hop. Anderson .Paak, Aloe Blacc e Mayer Hawthorne são alguns dos convidados, para além do MC da máscara, que vão ajudar a dar ainda mais cor ao projecto.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos