7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Murs & 9th Wonder] “God Black / Black God”

Agosto foi o mês escolhido por Murs e 9th Wonder para assumirem uma nova colaboração. The Iliad Is Dead and The Odyssey Is Over é o sétimo disco da dupla, que resultou até numa curta-metragem. Rapper e produtor aproveitaram o momento para revisitar Brighter Daze — trabalho editado no final de 2015 mas recentemente recuperado para as plataformas digitais — e dar uma nova vida a este “God Black / Black God” com a ajuda da Marmo Films.


[Black Milk] “Relate (Want 2 Know)” feat. MAHD

Quem também aterrou este mês foi DiVE. O sucessor de Fever voltou a colocar Black Milk num registo de fusão entre o orgânico e o digital, compilando 11 temas repletos de nuances soul e jazz, que têm BJ The Chicago Kid, Sam Austins, Phil Swish e MAHD como convidados. “Relate (Want 2 Know)” é o primeiro videoclipe a nascer do disco que levou o rapper/produtor de Detroit novamente ao catálogo da Mass Appeal Records.


[Flohio] “WAY2”

O facto de ter ficado de fora na corrida ao Top 5 do BBC Sound Of 2019, liderado por Octavian, não deixou Flohio sem resposta. A MC londrina vinha da edição de Wild Yout, de 2018, a par de mais uns quantos temas soltos, que certamente estiveram na órbita da organização do Vodafone Paredes de Coura, que este ano possibilitou o regresso da artista de 26 anos em palcos nacionais, ao lado de nomes como Freddie Gibbs & Madlib, Kamaal Williams ou Romare. Em 2019, Flohio já colaborou com NAO e The Streets e “WAY2” é o seu terceiro lançamento em nome próprio, sucedendo a “Hell Bent” e “Bandage [Freestyle]”.


[Plutonio] “Lucy Lucy”

Com a ajuda de Pluma, Plutonio percorreu alguns bairros portugueses e angolanos para o acompanhamento visual deste novo “Lucy Lucy”, canção que tem a produção de DJ Dadda e que já mora no primeiro lugar dos vídeos mais populares do YouTube em território português.


[Rahli] “In and Out” (prod. Bobby Kritical)

O realizador Diego volta a auxiliar Rahli a retratar a área de Dellwood, em St. Louis, neste “In and Out”, tema produzido por Bobby Kritical e que sucede a “Perc 30”, a faixa que marcou uma nova fase na carreira do rapper. No Verão de 2016, Rahli rompeu pela Internet com a música “Born Bae Bae”, que o meteu sob o radar de publicações como a Complex. Dellwood Market será a sua mixtape de estreia está neste momento a ser cozinhada em estúdio.


[Falcon Outlaw & Camoflauge Monk] “Hot Gun on the Waist”

O destaque do canal SUN TZU durante a semana que passou foi, sem dúvida, a faixa que colocou o rapper canadiano Falcon Outlaw ao lado do produtor Camoflauge Monk, este que tem vindo a somar créditos em discos de Westside Gunn, Conway, Benny The Butcher ou Mach-Hommy. “Hot Gun on the Waist” tem como base os procedimentos para a sobrevivência nas ruas e pode apontar para um projecto de maior escala por parte da dupla.


[A$AP Ferg, Chance The Rapper & Taylor Bennett] Freestyle @ Sway In The Morning

Momento de pura descontracção entre três artistas amigos no programa matinal de Sway Calloway. A$AP Ferg e Chance The Rapper cruzaram-se em estúdio — cada um deles esteve, individualmente, à conversa com o apresentador acerca dos respectivos novos projectos — celebrando o momento com algumas rimas improvisadas. Quem também se juntou à acção foi Taylor Bennett, o irmão mais novo de Chance, que deixou óptimas indicações ao microfone.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira