pub

Publicado a: 12/02/2016

2º Festival Rimas e Batidas a 19 e 20 de Abril

Publicado a: 12/02/2016

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [ARTWORK] Dialogue.pt [VÍDEO] António Barbot

 

A segunda edição do Festival Rimas e Batidas terá lugar no Musicbox, em Lisboa, a 19 e 20 de Abril. Depois de uma primeira edição no Cinema São Jorge, no passado mês de Setembro, o Festival Rimas e Batidas harmoniza-se com o aniversário desta publicação e passa a decorrer em Abril. Assim, na data em que assinalamos o nosso primeiro ano de vida teremos igualmente a segunda edição de um evento que pretende celebrar a diversidade electrónica portuguesa, o hip hop e, nesta edição em particular, J Dilla.

O anúncio desta nova edição foi feito durante a festa DENTRO DA CAIXA COM J DILLA que ontem encheu o Musicbox para uma sessão de homenagem ao filho pródigo de Detroit em que participaram Darksunn, DJ Player, mr_mute e Sr. Alfaiate além de Edgar Matos no vjing.

A segunda edição do Festival Rimas e Batidas não deixará de assinalar o ano em que se cumpre uma década sobre o desaparecimento do autor de Donuts cuja visão alterou para sempre o rumo desta música. Uma das mais importantes peças desta celebração será da responsabilidade do internacionalmente reconhecido artista plástico VHILS que a convite do Rimas e Batidas imaginou uma peça de homenagem a Dilla de que será serigrafada uma quantidade extremamente limitada de exemplares. Um deles será exposto e leiloado com os proveitos angariados a serem depois entregues à J Dilla Foundation, nos Estados Unidos.

Uma exposição dedicada à memória de Dilla e projecção de filmes alusivos à sua vida e obra farão igualmente parte da programação do Festival Rimas e Batidas. Musicalmente podem, para já, adiantar-se três importantes momentos: a Monster Jinx preparou um espectáculo especial de homenagem a J Dilla em que participarão diversos dos seus artistas. Nesta homenagem caberá mesmo uma edição muito especial alusiva a J Dilla; outro dos momentos será conduzido por Beware Jack que será o host de uma MPC Jam com uma série de produtores – essa jam será igualmente captada para um futuro documentário sobre a MPC da autoria de Hugo Rafael; finalmente, podemos já adiantar que DJ Ride assinará igualmente uma actuação especial que passará em revista alguns dos maiores monumentos musicais construídos por J Dilla ao longo da sua vida.

Outros nomes e iniciativas serão oportunamente divulgados. A 19 e 20 de Abril o Rimas e Batidas celebrará o seu primeiro aniversário à sombra do herói Dilla, dentro da caixa, uma vez mais, no Musicbox, em Lisboa.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos