pub

Yuno é a nova descoberta de Ishmael Butler para a Sub Pop

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Yuno

Yuno é a mais recente adição ao catálogo da histórica Sub Pop, editora de Seattle que conta com Ishmael Butler, também conhecido como Palaceer Lazaro, homem do leme dos Shabazz Palaces, na sua equipa de A&R.

O veterano que integrou os Digable Planets e que à época respondia ao nome Butterfly, explicou que se rendeu à “magia sedutora” da música de Yuno. “No Way Back” é o primeiro single que assinala a ligação do jovem artista à Sub Pop. “Da primeira vez que ouvi Yuno”, explicou Butler em notícia publicada no site da Sub Pop, “percebi, claro, que ele possui todas as qualidades de um grande músico, um gosto impecável nos seus riffs, canções que são apelativas sem serem foleiras, familiares, mas incrivelmente estranhas também. Há ali uma magia sedutora que não consegui, e ainda não consigo, perceber totalmente, que é a essência do seu carácter singular. O miúdo é uma estrela”.

O tema parece, aliás, a ponte perfeita entre o glorioso passado rock da etiqueta que deu ao mundo os Nirvana, com Yuno a carregar algo dessa tradição eléctrica na sua voz que não esconde ecos dos Beatles, por exemplo, e o presente representado pelos Shabazz Palaces que sintonizaram a etiqueta de Seattle com algumas das mais arrojadas sonoridades hip hop. “No Way back” começa com um sample que evoca a clássica produção de 45 King para Jay-Z em “Hard Knock Life”, mas a meio inclui um solo clássico de guitarra eléctrica que ancora este tema num qualquer novo espaço híbrido.

Com 27 anos, filho de pais que emigraram do Reino Unido e que têm ascendência jamaicana, o músico de Jacksonville cedo se integrou na comunidade de skaters do seu bairro e através dessa prática descobriu tanto o rock como o rap. Guitarrista, Yuno produz os seus próprios temas e toca todos os instrumentos. A Sub Pop faz ainda notar que é ele também que assina todas as fotos de promoção, que trata do design dos seus posters e discos e, claro, realiza os seus próprios vídeos: “O vídeo basicamente representa o que eu estava a sentir quando escrevi esta música. Um bocado a vaguear, sem ter grandes certezas para onde ir, mas sabendo perfeitamente para onde não queria ir. Só quero ter a certeza que me vou divertir pelo caminho”, explicou o artista.

Ora confiram, sff!

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos