pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Filipe Lopes

Há mais dinheiro a circular na indústria musical portuguesa.

Wet Bed Gang, ProfJam e Plutonio entre os artistas nacionais que dominaram o mercado digital da música em 2019

Texto: ReB Team
Fotografia: Filipe Lopes

A AFP (Associação Fonográfica Portuguesa) e a Audiogest revelaram o relatório anual, referente a 2019, do mercado discográfico em Portugal e o hip hop nacional está mais do que bem representado: Wet Bed Gang, ProfJam, Plutonio e Julinho KSD lideram o lote de artistas nacionais que amealharam mais.

Nas contas apresentadas, podemos ver que as receitas geradas pela indústria musical nacional aumentaram 10,8% face a 2018, traduzindo-se num total de 35,1 milhões de euros, uma soma entre receitas nacionais de música gravada e dos direitos de artistas e produtores musicais.

Em 2019, o mercado comportou-se da seguinte forma: 42,7% das receitas (cerca de 15 milhões de euros) vieram dos direitos cobrados em representação de artistas e produtores, registando um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior; os ganhos do sector digital representam 37% do “bolo” (12,9 milhões de euros), números 30% superiores aos de 2018; já a venda física de música, que teve um declínio de 12,6% em comparação com o ano passado, representa 19,2% do mercado total.

Além do cada vez mais notório impacto do hip hop português na “dieta” dos ouvintes e do aumento considerável das receitas globais, uma breve interpretação das contas prestadas pela AFP e Audiogest permite-nos perceber melhor quais os formatos predominantes no consumo de música. O sector digital continua a galgar terreno e só o streaming (áudio/vídeo) representa 93% desse mercado, face à descida do número de downloads pagos. Já o formato físico, apesar de continuar em queda, continuou a apresentar sinais positivos no vinil, cujas vendas aumentaram em 23,4% face a 2018 e representam 1,67 milhões de euros no quadro geral dos ganhos.

De notar também que apesar do domínio do hip hop nacional no segmento digital, o género não surge representado no que toca ao top de álbuns mais vendidos ou de músicas mais escutadas na rádio revelados neste relatório, ficando assim assim os artistas representantes desse género atrás de nomes como Ed Sheeran, Billie Eilish, Mariza, António Zambujo, Lady Gaga & Bradley Cooper, Xutos e Pontapés ou Queen.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos