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Publicado a: 04/09/2017

Walter Becker: 7 vénias do hip hop ao génio dos Steely Dan

Publicado a: 04/09/2017

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] C Flanigan/FilmMagic

Walter Becker, co-fundador dos lendários Steely Dan juntamente com Donald Fagen, morreu aos 67 anos. O desaparecimento do celebrado guitarrista foi ontem oficializado, embora as causas do seu falecimento não tenham sido reveladas. Sabia-se que Becker se encontrava doente há meses tendo sido no arranque do ano forçado a cancelar datas dos Steely Dan por motivos de saúde.

Os Steely Dan – nome retirado das páginas de Naked Lunch, romance de culto de William S. Burroughs – nasceram em 1972 das cabeças de Becker e Fagen que ao longo dos anos foram usando nos diversos projectos alguns dos mais reputados músicos de sessão norte-americanos (e não só…), sempre em busca da melhor musicalidade possível para as suas criações.

O grupo estreou-se com Can’t Buy a Thrill em 1972 e imediatamente causou impacto na cena que procurava pontos de contacto entre os universos do jazz e do rock. Com música de complexos arranjos e de elevada sofisticação, os álbuns de Steely Dan tornaram-se fontes de inspiração para várias gerações de músicos e, claro, de produtores de hip hop.

Katy LiedThe Royal Scam e sobretudo Aja, álbuns que os Steely Dan editaram entre 1975 e 1977 e que contaram com os préstimos de músicos de topo como Michael Omartian, Michael McDonald, Phil Woods, Hal Blaine, Jeff Porcaro, Larry Carlton, Bernard Pretty Purdie, John Klemmer, Rick Marotta, Joe Sample, Lee Ritenour, Tom Scott ou Wayne Shorter, para citar apenas alguns dos mais relevantes, são talvez o pináculo da visão de Walter Becker e Donald Fagen que ainda editaram Gaucho em 1980 antes de se desmembrarem.

 



Não foi por acaso que o grupo voltou ao activo depois de 1993. É que entretanto, a geração hip hop tinha descoberto o incrível manancial de samples contido nos seus discos: por um lado, em finais dos anos 80 e arranque dos anos 90, quando os samplers se tornaram uma ferramenta de produção mais comum, o passado era ainda um imenso território inexplorado em termos de sampling, por outro, o sucesso obtido pelos Steely Dan em termos de vendas nos anos 70 significava que as lojas de segunda mão, onde os produtores se iam abastecer de vinil para samplar, estavam cheias de exemplares dos mais populares álbuns deste grupo. Daí que não tivesse tardado para que o som dos Steely Dan tivesse voltado às FMs e que uma nova geração de ouvintes começasse a demonstrar curiosidade em relação à sua obra.

Hoje pode dizer-se que os Steely Dan são uma incontornável referência para o hip hop e que músicos como os BadBadNotGood, Kamasi Washington, Karriem Riggins ou Madlib não seriam os mesmos se não tivessem estudado atentamente a discografia dos homens de Aja. E como é óbvio, ao longo dos anos não faltaram oportunidades para o universo do hip hop se curvar perante o génio dos Steely Dan, demonstrando o seu apreço através do uso de samples em diferentes eras e contextos. Deixamo-vos com 7 perfeitos exemplos de como os Steely Dan do agora desaparecido Walter Becker e de Donald Fagen são, afinal de contas, puro hip hop.

 


https://www.youtube.com/watch?v=AZhMoOo4aJY

[De La Soul] “Eye Know” (sampla “Peg” de Aja) 1989

 


https://youtu.be/yy6oRRduFmc

[3rd Bass] “No Static at All” (sampla “FM (No Static at All)” single de 1978) 1991

 


[Organized Konfusion] “Walk Into The Sun” (sampla “Green Earrings” de The Royal Scam) 1992

 


[Zimbabwe Legit] “Doin Damage in My Native Language” (Shadow’s Legitimate Mix) (sampla “the Royal Scam” do álbum homónimo) 1992

https://www.youtube.com/watch?v=lRjItDLnAwc

 


[Big Shug] “Stripped & Pistol Whipped” (sampla “Home at Last” de Aja) 1993

 


[MF DOOM] “Gas Drawls” (sampla “Black Cow” de Aja) 1999

 


[Kanye West] “Champion” (sampla “Kid Charlemagne” de The Royal Scam) 2007

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