pub

Viagem no tempo: como soava o hip hop em 1977?

[Foto]: Joe Conzo

 

Não há assim tantos documentos disponíveis que ilustrem com clareza a que soava o hip hop antes de “Rapper’s Delight“. A famosa Death Mix de Afrika Bambaataa é uma das amostras possíveis. Mas esta semana, o lado A de uma cassete foi disponibilizado no SoundCloud por hass718, figura descrita no site AFH (Ambrosia for Heads) como “um activista cultural”. Trata-se de uma incrível cápsula do tempo que mereceu o revelador título de “127 Park Jam Nu Sounds circa 1977 Side A”.

O DJ toca maxis de disco e o MC faz tudo o resto, anima a festa e também encoraja os presentes a irem buscar as suas cervejas Colt 45. Deve ser Verão, porque ao mesmo tempo o tema disco mostra uma voz feminina a dizer “it’s so hot, I’m burning up“. É um verdadeiro objecto de estudo, com o MC a pedir às pessoas para se afastarem dos gira-discos para não fazerem as agulhas saltar, com maxis raros a rodarem em fundo e anúncios à cerveja a dizerem-nos que a cerveja no camião verde custava 30 cêntimos o copo ou 60 cêntimos a lata.

Nesta época, outra zona de Nova Iorque incendiava-se com a explosão punk, enquanto no Studio 54, o lado mais glamouroso do disco, também fazia as suas vítimas. Este é o mesmo Verão documentado por Spike Lee em Summer of Sam. E esta a sua verdadeira banda sonora.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos