[FOTO] Direitos Reservados
A Strut vai recuperar os dois álbuns dos The Beginning Of The End para reedições em vinil. Funky Nassau e Beginning Of The End voltam às lojas a 22 de Maio.
Vindos de Nassau, Bahamas, The Beginning Of The End foram o apogeu da já extinta Alston Records. Funky Nassau, o disco de estreia do grupo formado por Frank Munnings, Fred Henfield, Liroy Munnings e Ray Munnings, chegou ao primeiro lugar da tabela da Billboard dedicada ao r&b, vendendo mais de um milhão de cópias em 1971.
Cinco anos após o sucesso comercial, a banda passou a ser gerida por Don Taylor, o manager de Bob Marley e Beginning Of The End foi gravado no estúdio de Byron Lee, histórico baixista jamaicano. O segundo álbum abriu-lhes a porta para partirem em digressão com Bob Marley, que foi cancelada a meio do percurso devido à lesão que a eterna voz do reggae viria a contrair no pé, em 1976.
As reedições dos dois LPs dos The Beginning Of The End servem de motor de arranque para o regresso aos palcos. Ray Munnings, o vocalista, confirmou que a Europa está na rota do quarteto para uma tour de Verão. É o próprio Ray quem descreve a história por detrás da gravação dos dois álbuns nos livretes que acompanham as edições físicas, junto de várias fotos raras do colectivo.
Apesar de serem um nome relativamente discreto, os The Beginning Of The End influenciaram a escola da música electrónica — com a turma do hip hop em primeiro plano –, que recorreu a vários samples da sua discografia para dar origem a novos temas. “They Reminisce Over You”, de Pete Rock & CL Smooth, e “Last Call”, de Diamond D contêm amostras de “When She Made Me Promise”, do primeiro disco. Também The Prodigy, The Roots, Pendulum e Kixnare surgem entre os atentos alunos do diggin’ e do sampling que descobriram a banda caribenha.