Underworld, Ben Klock e Maceo Plex entre as primeiras confirmações do NEOPOP’19

[FOTO] Rob Baker Ashton

Viana do Castelo volta a ser a capital do techno entre os dias 7 e 10 de Agosto. Underworld, Ben Klock e Maceo Plex são alguns dos artistas na primeira fornada de confirmações para a 14ª edição do NEOPOP.

Formados em Carfiff, no País de Gales, na década de 80, os Underworld são uma dupla composta por Karl Hyde e Rick Smith. Após alguns anos a operar enquanto banda, o grupo passou ao formato de trio no arranque dos anos 90, após a saída de vários dos seus músicos e a inclusão do DJ e teclista Darren Emerson. Dos primeiros discos provenientes desta nova formação, dubnobasswithmyheadman, de 1994, e Second Toughest in the Infants, de 1996, destacam-se como as obras mais importantes do conjunto, albergando as faixas “Dark & Long” e “Born Slippy (Nuxx)”, faixa alavancada comercialmente pela sua inclusão na banda sonora de Trainspotting, clássico do cinema inglês nomeado para um Óscar em 1997. Barbara Barbara, We Face a Shining Future foi último o álbum assinado pelos Underworld, em 2016, e esteve em destaque na edição dos Grammys do ano seguinte, tendo coleccionado uma nomeação para Melhor Disco de Dança/Electrónica. No final do ano passado, a dupla deu a conhecer o primeiro episódio de DRIFT, uma série de lançamentos “sem destino fixo,” inspirado pelos vários pontos geográficos que os Underworld percorrem em estrada.



Ben Klock e Maceo Plex são dois nomes que assinalam em 2019 o regresso a Viana do Castelo. O primeiro é um dos filhos pródigos da geração de ouro do techno underground berlinense, nome recorrente nos cartazes das infindáveis noites de Ibiza e que gere também a sua própria editora — Klockworks. Eric Estornel é Maceo Plex, produtor norte-americano actualmente a residir em Espanha. Entre as voltas que dá ao globo para se apresentar ao vivo, Solar foi o longa-duração que, em 2017, inaugurou o catálogo da Lone Romantic, selo recentemente criado a partir de Barcelona.

Na edição deste ano do Neopop, a curadoria musical da Red Bull regressa ao Teatro Sá de Miranda, com uma programação ainda por revelar, para os dias 9 e 10 de Agosto. Amelie Lens, DVS1, John Digweed, 2Jack4U, Lokier, Rebekah (live), Richie Hawtin, Surgeon (live) e The Advent (live 90s set) são os restantes nomes que têm presença confirmada no festival.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team