pub

Publicado a: 05/05/2015

Um grito revolucionário global com Zero Plastica

Publicado a: 05/05/2015

Norte-americanos, chilenos, cubanos, alemães, angolanos, marroquinos, portugueses e tantos, tantos outros rappers de diversas nacionalidades dão um colorido multicultural à track “Global Revolution Pose Cut” dos italianos Zero Plastica.

Originários de Génova, Zero Plastica – MC Nio e MC Lure – surgiram em 2001 como um duo de rappers de abordagens políticas e sociais. Muitas das suas produções desconstroem – ou evidenciam – as promiscuidades entre a máfia e o governo, a corrupção, o Vaticano, os desempregados e os migrantes africanos que perecem no Mediterrâneo a cada novo dia.

No que à carreira desta dupla diz respeito, Zero Plastica carrega consigo os emblemáticos feitos de ter sido o primeiro grupo italiano de rap a actuar no Bronx (2012) e no maior festival do movimento de Cuba, o Simposio de Hip Hop (2013). Para além disso, são o único acto italiano de rap que pertence a uma editora norte-americana, a Nomadic Wax, sediada em Brooklyn e dedicada ao lançamento de produções de índole activista. Hoje os Zero Plastica ainda detêm uma academia em Génova para jovens, o Hip Hop Lab.

Em “Global Revolution Pose Cut”, os MCs italianos convidaram uma pluralidade de vozes de todo o mundo para uma mensagem revolucionária global, um grito por justiça e equidade em ambos os lados do hemisfério, de uma ponta à outra da comunidade mundial. Entre os convidados estão o português Fuse (Dealema) e o luso-croata D-Mars (Micro).

single traz-nos à memória o projecto transfronteiriço Diversidad, que juntou um conjunto de produtores e MCs europeus num disco colaborativo – The Experience – lançado em 2011. A inciativa contou com a participação dos portugueses Valete, Sam The Kid e DJ Cruzfader – estes dois últimos numa track que não foi incluída no álbum.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos