pub

Três norte-americanos e um alemão fecham cartaz do Semibreve 2017

[FOTO] Preslav Lefterov

O cartaz do Semibreve ficou ontem completo com a divulgação da última leva de músicos. Steve Hauschildt, Visible Cloaks, Karen Gwyer e Blessed Initiative sobem ao palco do festival de electrónica, que este ano realiza-se entre os dias 27 a 29 de Outubro em Braga.

Dos nomes agora conhecidos, três chegam dos Estados Unidos. Steve Hauschildt é um veterano da música experimental que recorre a sintetizadores, computadores e processamento digital para expandir e redefinir as fronteiras da electrónica. Antigo membro da banda Emeralds, tem no currículo quatro álbuns lançados pela Kranky. Spencer Doran e Ryan Carlile dão nome aos Visible Cloaks. Com um álbum de estreia acabado de sair, Reassemblage, a dupla recria ao vivo um espectáculo multi-sensorial de som, cor e tons. A estética será entregue à artista digital Brenna Murphy. A viver em Londres, mas com passaporte norte-americano, Karen Gwyer entrega-se às áreas da psicadélica, com performances que oscilam entre vibrações hipnóticas, melodias densas e carregadas de baixos techno. Com várias gravações lançadas pela Kaleidoscope, colecciona também trabalhos como produtora.

 



Blessed Iniative é o projecto baptizado por Yair Elazar Gotman, músico e artista sonoro com formação clássica sediado em Berlim. Com uma abordagem conceptual e experimentalista, destacou-se com vários trabalhos editados pela Subtext está o LP Études e uma faixa incluída na banda sonora do filme experimental “Nimbes”.

Para além destes nomes, o Semibreve contará ainda com as actuações de Deathprod, Valgeir, Sigurðsson, FIS, Koyka, Gas, Lawrence English, Rabih Beaini, Laurie Spiegel, Beatriz Ferreyra e Sabre. A edição deste ano fica também marcada pelo regresso do prémio Edigma Semibreve Award, que visa contemplar os melhores projectos artísticos que focam a interactividade, o som e a imagem. A engageLab da Universidade do Minho supervisionará as candidaturas recebidas até 15 de Julho para apurar um vencedor.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos