Após mais de uma década de espera, o anúncio do novo álbum de Jill Scott, To Whom This May Concern, promete ser um dos momentos mais entusiasmantes da música em 2026. O sexto LP de estúdio da artista está marcado para ser editado a 13 de Fevereiro e está repleto de nomes sonantes nos convidados.
Num comunicado, o projecto é descrito como “uma oferta que se inclina fortemente para o poder da conectividade, da humanidade e da casa colectiva”, reflectindo o compromisso vitalício de Scott em inspirar e elevar através da sua arte. Para acompanhar o anúncio, a cantora lançou o single “Beautiful People”, uma ode à resiliência com versos que falam sobre conquistar “sistemas perversos” e também a primeira canção editada pela diva da neo-soul desde Woman (2015).
O álbum que se avizinha apresenta-se como um espectro musical ambicioso, composto por 19 faixas e uma lista de colaboradores e produtores de prestígio. Entre os artistas convidados estão os rappers Ab-Soul, J.I.D., Tierra Whack e Too $hort, enquanto que na produção encontramos nomes como Adam Blackstone, Om’Mas Keith, DJ Premier, Andre Harris e Trombone Shorty. A própria Jill Scott caracterizou o processo criativo como intenso, referindo numa recente entrevista à Million Dollaz Worth of Game que “há muita vida neste álbum. É muita revelação. Musicalmente, é um espectro completo”.
Esta nova era musical surge após um hiato em que Scott se dedicou a outra das paixões da sua carreira, como o cinema e a televisão — na última década, foi actriz em filmes como Love Beats Rhymes e Outlaw Johnny Black, ou nas séries Black Lightning, Black-ish e Abbott Elementary. Na música, manteve-se activa apenas através de colaborações pontuais — pudemos ouvir a sua voz ao lado de Moonchild e Rapsody em “Not Sorry”, ou a contracenar com Ty Dolla $ign e Camper em “OOWEE” — e de um par de digressões que celebraram o 20º e 25º aniversários do seu aclamado álbum de estreia, Who Is Jill Scott?: Words and Sounds Vol. 1 (2000).